Review: Lenovo LOQ é um ótimo notebook gamer custo-benefício
O Lenovo LOQ é um notebook gamer capaz de rodar jogos AAA com um ótimo custo-benefício
ara jogar os seus jogos em qualquer lugar, um notebook gamer pode ser uma das melhores opções devido a potência e portabilidade. O Lenovo LOQ é notebook deste segmento, que pode ser considerado de entrada, mas que é capaz rodar qualquer jogo atual com qualidade ao vir equipado com placas da série RTX.
O Flow Games recebeu uma unidade do Lenovo LOQ equipado com uma RTX 3050 e, após jogar bastante e até trabalhar nele, conta o que achou neste review. Confira!
Design e acabamento
O Lenovo LOQ é um notebook gamer que, diferentemente de outros concorrentes do mesmo segmento, não recorre tanto a um visual futurista. Em seu corpo, por exemplo, não há nenhum detalhe RGB. Esse ponto para mim é até positivo, uma vez que ele pode ser mais discreto para ser usado em outras ocasiões, como no trabalho.
Um ponto também positivo a ser ressaltado é que o modelo acaba sendo um tanto quanto compacto devido ao seu tamanho e tela de 15 polegadas. O seu peso gira em torno de 2,5 kg, o que torna o seu transporte bem prático, por exemplo, em uma mochila.
A parte negativa do acabamento fica por parte de seu sistema de resfriamento. As principais saídas de ar, que sopram o ar quente para fora, do Lenovo LOQ ficam em sua lateral. Graças a isso, utilizar um mouse ao lado do notebook faz com que a mão fique quente em pouco tempo, o que não é agradável.
Além dessa saída de ar nos lados, vale notar que o notebook também tem saídas para dissipar o calor na parte de trás e de baixo. Essas, entretanto, sopram menos ar quente que a mencionada na lateral e não incomodam. Inclusive, apesar de algumas teclas até ficarem mais quentes, o corpo do notebook, na parte principal em que fica a mão e pulso, não esquenta muito.
Em relação as conexões, o Lenovo LOQ traz:
- 1 porta USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps, DisplayPort™ 1.4, alimentação de energia de 140 W)
- 1 porta USB 3.2 de geração 1
- 2 USB 3.2 Gen 2
- 1 saída HDMI 2.1
- Entrada para fone de ouvido e microfone
- 1 porta para cabo de rede
As conexões acima agradam e estão dentro do que se precisa para os padrões atuais. Apesar de algumas conexões estarem nas laterais, a grande maioria está concentrada na parte traseira do notebook, o que pessoalmente não gosto por achar menos prático para conectar algo.
Tela e som
O Lenovo LOQ tem uma tela de 15 polegadas com resolução Full HD, taxa de atualização de 60 Hz e até 300 nits de brilho. O notebook até entrega cores vivas e não sofre com reflexos, sendo que a sua taxa de brilho é maior que a vista em muitos modelos.
Apesar dos elogios, vale notar que os tons de preto do notebook não agradam tanto, sendo que aqui temos um painel IPS LCD. Além disso, a tela de 60 Hz pode decepcionar alguns jogadores, ainda mais quando a maioria dos modelos de notebooks gamer atuais já trazem uma taxa de atualização mais alta.
A escolha por 60 Hz pode até ser justificada pelo fato de uma RTX 3050 não conseguir entregar uma alta taxa de quadros por segundo em jogos AAA. Ainda assim, a taxa de atualização mais alta faria diferença em jogos competitivos online como League of Legends, Counter Strike 2 e outros.
Na questão sonora, o Lenovo LOQ deixa um pouco a desejar. O volume não é dos mais altos, mas ainda o suficiente para assistir a conteúdo mesmo em ambientes um pouco mais barulhentos. O maior contra, entretanto, é que o som não sai cristalino quando o volume está no limite ou apenas alto mesmo.
Não somente isso, os graves e até mesmo os agudos ficam um pouco apagados ao parecerem estar no mesmo nível. Para algumas jogatinas, o som até deve dar conta do recado, mas não o recomendaria, por exemplo, para quem for escutar música. Logo, usar um headset é altamente recomendável.
Teclado e touchpad
O Lenovo LOQ traz um teclado bem confortável para se digitar, sendo que algumas teclas até tem sua “forma arredondada”, o que é difícil de ver no segmento gamer. Outro ponto que também agrada é que o teclado já vem no formato ABNT 2, ou seja, o Ç marca presença.
Algo que também me agrada é que, mesmo sendo um notebook mais compacto, o Lenovo LOQ traz um teclado numérico. Entretanto, o preço disso é que algumas teclas ficam mais coladas umas nas outras, como no caso do “Enter”.
O seu maior ponto negativo, mas que é esperado para um notebook nesta faixa de preço, é a ausência do RGB. Felizmente, para compensar essa questão, o Lenovo LOQ conta com um backlight com dois níveis de iluminação bem competente.
Quanto ao touchpad, aqui não tenho nenhuma crítica a ser realizada. A sua sensibilidade está na medida certa e não tive problemas com cliques acidentais ou afins.
Desempenho e autonomia
Em relação a performance, apesar de rodar qualquer jogo atual, o Lenovo LOQ ainda é um notebook de entrada para o segmento gamer. Mas antes de irmos aos detalhes dos testes, vamos listar qual a configuração do modelo testado pelo Flow Games. Veja:
- Processador i5-12450H
- 16 GB de memória
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 com 6 GB de VRAM
- SSD de 500 GB
Essa configuração pode ser considerada mais que excelente para atividades cotidianas, uma vez que aplicativos não devem apresentar qualquer tipo de lentidão. Entretanto, indo para os padrões atuais e principalmente para o lado gamer, 500 GB de espaço pode ser considerado pouco.
Não somente isso, vale notar que a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 é de entrada e da geração passada, ou seja, não é tão nova assim. Na prática, ela ainda roda os jogos atuais, mas não oferece o DLSS3 e faz com algumas configurações gráficas precisem ser diminuídas para apresentar mais FPS.
O Flow Games fez testes com alguns jogos pesados, mesclando títulos atuais e alguns mais antigos, mas que ainda são pesados. A meta nos testes foi encontrar em quais configurações gráficas o Lenovo LOQ conseguiria atingir os 60 FPS e os resultados foram bons.
Em God of War com tudo no Ultra e o DLSS no modo desempenho, o Lenovo LOQ teve uma média de 58 FPS com quedas para para 50 FPS. Já mantendo a maioria dos elementos gráficos no Ultra, mas mudando alguns itens para o alto, a média saltou para 68 FPS.
No Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, o teste de fogo foi feito na região de Dogtown. Com o preset Ray Tracing baixo, a média foi de 55 FPS, mas muitas quedas de FPS atrapalhavam. Assim, a melhor configuração encontrada foi em manter o preset Alto sem Ray Tracing e com DLSS no modo desempenho, que deu uma média de 64 FPS.
Ainda em relação ao Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, mesmo no último preset mencionado acima algumas quedas puderam ser notadas para a casa dos 53 FPS. Entretanto, na prática, a experiência de jogar ainda não era tão afetada mesmo nos combates.
Em Red Dead Redemption 2 com tudo no Ultra e DLSS ativado, a média foi de 43 FPS. A experiência até que não estava ruim por conta da “média estável”, mas melhorou quando o jogo foi configurado para o perfil equilibrado, que elevou a média para 69 FPS estáveis.
No Metro Exodus com tudo no Ultra, mas sem o HairWorks, a média foi de 68 FPS. Algumas pequenas quedas para 58 FPS até puderam ser notadas, mas não atrapalharam a experiência.
De forma geral, como é possível notar pelos resultados acima, o Lenovo LOQ é capaz de rodar qualquer jogo atual. Entretanto, até mesmo nos títulos um pouco mais antigos pode ser necessário diminuir um pouco da qualidade gráfica para que a experiência fique melhor.
Outro ponto a ser elogiado é que durante os testes, o Lenovo LOQ quase não chegou na casa dos 90ºC para sua CPU e GPU. Ou seja, o seu sistema de resfriamento funciona bem.
Em relação a autonomia, o Lenovo LOQ consegue ficar em torno de 4 horas e meia longe da tomada, ou seja, está apenas dentro da média comparado aoutros notebooks. Em um teste com reprodução de vídeos e navegando na internet, em 30 minutos, a carga foi de 100% para 82%, chegando também a 26% após 2 horas e 30 minutos de uso.
Já quanto ao tempo de recarga, o notebook levou um pouco mais de duas horas para uma recarga completa enquanto era utilizado.
Software da Lenovo
O Lenovo LOQ vem com o Windows 11 Home e, assim como outras fabricantes, a Lenovo deixa alguns softwares embarcados. A maioria deles são da própria marca e úteis, mas outros como o McAfee, que vem em versão trial, poderiam ser descartados.
Em relação ao próprio software, felizmente, a Lenovo acertou em ser prática e direta ao ponto. No Lenovo Vantage, as principais informações referentes ao Lenovo LOQ são expostas de forma simples e clara.
Ainda no Lenovo Vantage, outro elogio fica para sua interface. É bem fácil interagir com o programa e realizar ações importantes com poucos cliques. Inclusive, até mesmo fazer o overclock da GPU requer apenas um clique sem depender de reiniciar o notebook.
Por último, o notebook ainda vem com o Legion Arena, um programa que basicamente reúne os jogos instalados em apenas um lugar. Honestamente, a ideia do software é até interessante, mas os seus recursos são bem simples.
Preço e disponibilidade
O Lenovo LOQ com a configuração testada pelo Flow Games está à venda por R$ 5.039,99 no site oficial da Lenovo.
Antes de comprar o aparelho, certifique-se que a sua configuração é a mesma vista neste review. Em buscas na internet foi possível encontrar outras versões do Lenovo LOQ em diversas lojas famosas equipadas com menos memória RAM e uma RTX 2050, que deve entrar uma performance pior, por um valor semelhante.
Lenovo LOQ vale a pena?
O Lenovo LOQ é um notebook que me surpreendeu de forma positiva. Enquanto alguns gamers podem reclamar de seu acabamento e teclado não trazerem iluminação RGB, outros podem encarar isto de forma positiva, lembrando que seu tamanho é mais compacto em comparação com outros notebooks gamer.
Em relação a performance, Lenovo LOQ dá conta de rodar os principais jogos da atualidade, contanto que a sua qualidade gráfica seja levemente diminuída. Infelizmente, para os jogadores interessados em jogos online e competitivos, o notebook traz uma tela de apenas 60 Hz, o que decepciona um pouco.
Ainda assim, de forma geral, o Lenovo LOQ pode ser considerado uma excelente opção custo-benefício para quem está procurando um notebook gamer com um valor mais acessível.
Comentários