Review: Galaxy A55 acerta em cheio na performance e câmeras
O Galaxy A55 faz bonito na hora de tirar fotos com qualidade e ainda tem excelente performance. Veja o review!
Galaxy A55 foi apresentado e lançado pela Samsung em março no Brasil. O celular pode ser considerado do segmento intermediário, mas traz alguns recursos que antes eram vistos apenas nos modelos premium da marca sul-coreana.
O Flow Games recebeu uma unidade do Galaxy A55 para testes e, após utilizar bastante o aparelho no dia a dia e para diferentes atividades, conta o que achou neste review. Confira!
Design e acabamento
O Galaxy A55 conta com um acabamento premium, que é bem discreto, e até mesmo similar aos vistos na linha Galaxy S, mas com menos detalhes. Na parte traseira, as três lentes são levemente ressaltadas e o acabamento principal de seu corpo é em vidro.
O Flow Games recebeu a versão azul escuro do celular, que na minha opinião acaba sendo mais bonita por ser justamente discreta e escura. Ainda assim é preciso ressaltar que, em ambientes abertos, o celular vira praticamente um espelho e manchas de dedos ficam visíveis.
Para manter sua parte traseira protegida contra trincos e arranhões, o Galaxy A55 conta com a proteção do Gorilla Glass. E, para uma proteção ainda maior, o aparelho também traz a certificação IP67, que significa que ele é resistente a água e poeira.
Na questão de peso, o Galaxy A55 não é um dos celulares mais leves, mas também não chega a incomodar com suas 213 g. Inclusive, eu também deixo um elogio para a pegada do celular, que ficou bem agradável de ser utilizado com apenas uma mão e sem escorregar mesmo sem capas.
Enquanto na parte de cima está presente a gaveta para os chips de operadoras e cartão microSD, os alto-falantes estão presentes na parte de baixo ao lado de sua porta USB-C.
Tela e som
O Galaxy A55 traz uma tela de 6,6 polegadas (0,2 polegadas a mais comparado ao Galaxy A54) com display Super AMOLED, taxa de atualização de até 120 Hz e resolução Full HD+. Apesar de a resolução ser comum, esta não é das maiores atualmente, mas a imagem vista na tela deste celular não desaponta em nada e chega a ser parecida com a vista em aparelhos premium graças ao tipo de seu display.
Além das cores serem bem vivas, a taxa de atualização variável permite que tudo seja visto com bastante fluidez. Não somente isso, a taxa de brilho de até 1.000 nits faz com que reflexos não se tornem um problema mesmo em dias ensolarados e fora de ambientes fechados.
Ainda em relação a tela, vale notar que o Galaxy A55 traz a proteção do Gorilla Glass Victus+, diferente da presente em sua parte traseira, para proteger a tela de trincos e arranhões. Por fim, mas não menos importante, a tela também traz a câmera de selfies posicionada no meio em sua parte superior e o leitor de impressões digitais integrado, que funcionou bem e com um ótimo tempo de resposta em nossos testes.
Para a parte sonora, o Galaxy A55 apresenta um bom volume e sem distorções mesmo quando utilizado no máximo. Apesar deste elogio, o som deixa a desejar, principalmente, nos graves, mas é mais do que o suficiente para ver vídeos mais simples e escutar outros conteúdos com menos elementos que, por exemplo, filmes ou séries.
Performance e autonomia
O Galaxy A55 é considerado um celular intermediário, logo, ele é recomendado mais para atividades cotidianas, mas também dá conta de jogos mais pesados. Antes de entrarmos nos detalhes, primeiro vamos a suas principais configurações:
- Processador Octa-core Exynos 1480
- GPU Xclipse 530
- 8 GB de memória RAM
- Bateria de 5.000 mAh
Para rodar aplicativos mais cotidianos e até alguns mais pesados, como aqueles destinados a edição de vídeos, o Galaxy A55 não desaponta. Inclusive, devido a sua boa quantidade de memória, rodar mais de um programa ao mesmo tempo não é um problema para ele.
Já para os mais interessados em números, no Geekbench 6, a pontuação de 3.345 pontos foi alcançada nas atividades Multi-core. Enquanto isso, no AnTuTu, a pontuação obtida foi de 726.150.
Nos jogos, o Galaxy A55 dá conta até de títulos mais pesados, como Call of Duty: Warzone e Genshin Impact. E, apesar de ele até conseguir rodar esses jogos com algumas configurações gráficas no alto, fica o aviso de que alguns stutterings podem ser notados, ou seja, é recomendado diminuir um pouco de suas configurações para uma melhor experiência.
Para aqueles preocupados se o aparelho esquenta demais durante a jogatina ou não, a boa notícia é que nessa questão o Galaxy A55 fica apenas na média. Isso significa que ele até esquenta um pouco, mas não o suficiente para incomodar a ponto de não poder segurá-lo.
Em relação a autonomia, o Galaxy A55 não decepciona. Em testes assistindo vídeos e navegando na internet com o brilho da tela entre 70 e 80%, a carga da bateria desceu apenas 32% após aproximadamente 4 horas de uso. Assim, a sua bateria oferece autonomia mais que o suficiente para um dia de uso comum.
No teste de carregamento, em apenas 30 minutos, 32% da carga da bateria foi carregada. Já o seu carregamento completo levou pouco menos de duas horas para ser realizado.
Câmeras
O Galaxy A55 conta com um sistema de câmeras triplo para as fotos, sem contar a lente para selfies. Essas são suas especificações:
- Lente principal wide de 50 MP com abertura f/1.8
- Lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2
- Lente macro de 5 MP com abertura f/2.4
- Lente para selfies de 32 MP com abertura f/2.2
A lente principal do Galaxy A55 surpreende com um bom nível de detalhes, sendo que tem tendência a apresentar cores mais vivas quando o ambiente está bem iluminado. Apesar disso, vale notar que a lente não deixa a desejar e nem estoura cores em ambientes com uma menor iluminação.
Um dos pontos de destaques do Galaxy A55 fica para o modo nightography, que permite salvar algumas fotos tiradas a noite mesmo sem qualquer iluminação presente. Como é possível notar pela galeria abaixo, o nível de detalhes pode até ser perdido em elementos mais específicos, como camisas, mas o resultado geral agrada muito quando comparado ao original mesmo que cores fiquem claras demais.
A lente ultrawide, assim como as outras duas já mencionadas, apresenta um bom nível de detalhes, mas as cores apresentadas são um pouco mais desbotadas. O lado positivo é que, diferentemente do que vemos em alguns aparelhos, não há distoções em seus cantos.
Já a lente macro do Galaxy A55 apresenta apenas resultados mistos, sendo um pouco superior quando comparada a de outros modelos intermediários. Assim como mostra a galeria, muitas fotos ficarão com um alto nível de ruídos, apesar de ainda estarem em um patamar aceitável.
A lente para selfies traz cores vivas e acerta no nível de contraste, mas o seu nível de detalhes acaba não sendo dos melhores. Já quando utilizada com o modo retrato, o seu recorte para deixar o principal em foco é impecável.
Software
O Galaxy A55 vem com o Android 14 e OneUI, interface da Samsung para o sistema do Google, em sua versão 6.1. O celular vem com alguns aplicativos pré-instalados, que podem ser desinstalados na maioria dos casos, e com uma interface que me agrada.
A maioria desses aplicativos são até úteis, sendo muito deles da própria Samsung, como o Notes e outros. Apesar de estarmos na era da IA e com um aparelho intermediário, vale notar que o Galaxy A55 não traz os mesmos recursos de Inteligência Artificial vista nos celulares premium da marca. Ainda assim, um ou outro recurso útil do tipo, como o de transformar notas de voz em texto, podem ser encontrados.
Em relação a atualizações, como de costume, a Samsung não desaponta. O aparelho deverá receber as quatro próximas versões do Android e atualizações de segurança por cinco anos.
Preço e disponibilidade
O Galaxy A55 chegou ao Brasil em março com preço sugerido R$ 3.499 para a versão com 256 GB e 8 GB de memória RAM, modelo analisado pelo Flow Games. Uma versão com 128 GB de espaço e 6 GB de RAM está disponível pelo preço sugerido de R$ 2.999.
Galaxy A55 vale a pena?
O Galaxy A55 consegue ser um celular intermediário excelente ao, muitas vezes, entregar a experiência que estamos acostumados a ver em celulares premium. Isso começa, por exemplo, em seu acabamento, que é bem elegante e traz algumas proteções.
Na parte de desempenho, o Galaxy A55 não desaponta para qualquer atividade principal do dia a dia, mas pode sofrer um pouco na hora de rodar os jogos mais pesados, ainda que consiga entregar uma experiência satisfatória neste cenário. A autonomia e o tempo de recarga são dignos de elogios.
Já na parte das fotos, eu admito que o celular me surpreendeu de forma positiva. Os registros obtidos apresentaram uma grande qualidade, sendo que apenas a lente macro ficou ali no meio do caminho, mas nada de demais.
Comentários