
Fonte: Xbox
Financiamento da Epic e Game Pass para jogos indies “secou”
A tal “corrida pelo ouro” para ter suporte do Game Pass e Epic Games acabou, revelam devs indies
Por muito tempo, acordos exclusivos com a Microsoft (com o Game Pass) e a Epic Games deu uma nova vida para projetos indies, garantindo o aporte financeiro necessário para a produção. Entretanto, essa “corrida pelo ouro” para ganhar apoio com as grandes publishers secou, segundo estúdios independentes.
As informações vieram em entrevista com desenvolvedores de Slay the Spire e Darkest Dungeon durante o GDC (Game Developers Conference) e alguns deles disseram que o cenário mudou bastante durante os anos, deixando de ser uma forma sustentável de adquirir parcerias.

Imagem: Xbox
Game Pass e Epic Games: financiamento de indies “secou”
No passado, tanto a Mega Crit Games (Slay the Spire) quanto a Red Hook Studios (Darkest Dungeon) se beneficiaram de ter acordos com a Microsoft e a Epic Games. Slay the Spire está no Game Pass e Darkest Dungeon 2 foi um jogo exclusivo da Epic Games, por exemplo.

Imagem: Nintendo
E, por mais que não pareça nada de demais, ter dinheiro investido nesses acordos ajudam a pagar a produção de um jogo, sem depender tanto das vendas diretas. Segundo Casey Yano, da Mega Crit Games:
Eu falei com ao menos cinco equipes pequenas diferentes, de 35 funcionários ou menos, durante o GDC e eles dizem: ‘cortes, cortes, cortes, financiamento cancelado, conversas que progrediam há mais de um ano canceladas’. Parece que está uma merda. Definitivamente somos muito privilegiados por conseguir nos financiar [sem terceiros]. Eu estaria muito, muito, muito assustado agora”

Fonte: Epic Games
Chris Bourassa, desenvolvedor de Darkest Dungeon, corroborou com os relatos, dizendo que os acordos com o Game Pass “diminuíram muito em escopo ao longo dos anos”. Bourassa também citou que acredita ter feito um acordo com a Epic no momento certo com Darkest Dungeon 2, já que o cenário é diferente agora.
Assim como a Epic. A corrida pelo ouro acabou. Eu venho dos territórios do noroeste. A cidade de onde vim foi construída pelo ouro e depois eles acharam diamantes no Norte. Talvez outra mudança de paradigma esteja nos esperando, mas eu definitivamente acho que a escala dos acordos que escuto por aí diminuiu significativamente em relação aos dias gloriosos. Certamente conseguimos nosso acordo com a Epic na hora certa”
Fonte: via PC Gamer
Comentários