13 jogos fod@s que você pode ter deixado passar batido em 2023
Não tem como: 2023 foi um ano insano para jogos e naturalmente teve muita coisa boa que a gente pode deixar passar batido
e jogos incríveis nesse ano, você provavelmente já sabe dos principais de cor: Alan Wake 2, Baldur’s Gate 3, Dead Space Remake, Resident Evil 4, Spider-Man 2, Super Mario Wonder, Zelda Tears of the Kingdom e muitos e muitos outros. Mas e aqueles games que ficaram ofuscados pela maré de grandes sucessos?
Para relembrar em uma retrospectiva mais fora da caixa, pensamos em divulgar alguns títulos incríveis, mas que, por conta da quantidade de games por aí, podem ter passado batido por você. Sabe aquele tipo de jogo que você olha e pensa: “caramba, saiu nesse ano?”. Esse é o clima que esperamos atingir por aqui.
Ficou curioso? Então:
Confira 13 jogos fod@s que você provavelmente perdeu em 2023
1 – Pizza Tower
Se você não jogou Pizza Tower, provavelmente perdeu um dos indies mais divertidos e malucos do ano. Muito se falou sobre Dave the Diver e Sea of Stars, mas este game de plataforma ficou de fora de muitas listas, premiações e retrospectivas.
Para quem não conhece este título, trata-se de uma experiência no estilo de Sonic: plataforma com muita velocidade. O grande destaque, no entanto, está no estilo artístico. Tudo parece ter sido criado no MS Paint (além de ter uma trilha sonora soberba). Sem dúvidas, é um para ao menos olhar alguns vídeos e conhecer melhor.
2 – Jusant
Chegando no fim de 2023, Jusant é um jogo bem diferente do estilo que a Don’t Nod está acostumada a produzir. Em vez de trazer um walking simulator ou algum game bem focado em narrativa, o objetivo aqui é outro: ter o desafio de escalar diversas montanhas e cenários com uma física bem realista.
A ideia é oferecer algo que muitos títulos deixaram de lado no passado, como Tomb Raider e Uncharted, que é a diversão de subir paredes e realizar escaladas em locais incrivelmente lindos. Jusant está no Game Pass e vale a pena dar uma conferida.
3 – Terra Nil
Que tal um jogo que, em vez de construir cidades, você deve fazer… o oposto? Na verdade, não se trata de destruir cidades, mas sim de restaurar o meio-ambiente e apagar a passagem da humanidade por lá. Portanto, trata-se de uma experiência bem relaxante e contemplativa, apesar de ter sua boa dose de desafio.
Durante os diferentes tipos de missões, você deve recuperar biomas distintos e voltar a popular a área com a vida selvagem anterior. Se você ficou curioso, Terra Nil está disponível no catálogo mobile da Netlix e pode ser jogado gratuitamente no celular (ou comprado no PC e Nintendo Switch).
4 – Laika: Aged Through Blood
Quem diria que um jogo sobre uma mãe coiote andando de motocicleta por paisagens ermas seria tão bom? Apesar de ter um visual aparentemente “bonitinho”, não se deixe enganar pelas aparências: Laika Aged Through Blood é um game brutal e com temas bem pesados.
Durante a aventura (que é relativamente longa, por sinal), você sempre joga com armas em cima da sua moto, que é usada para recarregar suas balas e defletir projéteis inimigos. O desafio é bem grande, mas há mecânicas para desacelerar o tempo que dão uma ajudinha. Porém, pode se preparar: você vai morrer bastante.
5 – Octopath Traveler 2
Se você gosta de jogos de RPG por turno raiz, Octopath Traveler 2 é a experiência certa para você. Além de ter muitos sistemas modernos (mas mascarados sob uma temática retrô), este game é um prato cheio – e, de quebra, ainda tem visuais absurdamente lindos com o estilo 2D-HD da Square Enix.
6 – RoboCop: Rogue City
Em um ano recheado de jogos inspirados em IPs cinematográficas, como Gollum e Kong, RoboCop Rogue City tinha tudo para ser mais uma bomba em 2023. Porém, surpreendendo muita gente, ele não foi. Aliás, falando assim, até parece que ele é apenas competente, mas, na verdade, ele traz uma boa dose de diversão e imersão para fãs dos filmes.
Além de trazer gráficos incríveis com a Unreal Engine 5, o título se destaca por trazer uma ambientação muito fiel aos longas-metragens e um estilo de gameplay diferente, passando a sensação de controlar um ciborgue bem pesado e recheado de recursos tecnológicos.
7 – Bomb Rush Cyberfunk
Esse é para as viúvas da SEGA. Bomb Rush Cyberfunk capitaliza em cima da ideia de Jet Set Radio, game de patins da empresa japonesa que nunca mais teve continuação e deixou diversos fãs orfãos pelo mundo todo. Portanto, essa é a pedida ideal para um bom jogo de exploração que mistura esportes e um visual bem único.
Recentemente, a SEGA anunciou que está trabalhando em um novo jogo da franquia, mas você pode aproveitar Bomb Rush Cyberfunk por enquanto.
8 – Aliens: Dark Descent
Assim como RoboCop, Aliens Dark Descent poderia ter sido outro título bem mediano em 2023, usando apenas a propriedade intelectual da franquia para fazer uma grana rápida. Contudo, se você é fã de jogos de estratégia, como XCOM, tem um excelente jogo nesta campanha.
Em vez de usar turnos e ter tudo parado na sua frente, a ação acontece em tempo real, algo que deixa tudo bem mais difícil (mas ainda há mecânicas de desacelerar o tempo para dar tempo de pensar nas suas decisões). Todo o universo de Alien é representado, há um desafio bem grande e uma variedade de inimigos e objetivos, tornando a experiência essencial para os fãs.
9 – Blasphemous 2
O primeiro Blasphemous foi um jogo chamativo pelo seu estilo artístico e temática bem-feita, mas o game ainda carecia de algumas mecânicas mais refinadas e variedade de gameplay maior. Tudo isso foi corrigido e expandindo em sua sequência, lançada em 2023.
Com maior variedade de armas, sistemas e uma exploração bem mais metroidvania, Blasphemous 2 chegou entre grandes lançamentos e eventos do ano, algo que acabou eclipsando sua qualidade para muitos jogadores.
10 – System Shock
Toda vez que você ouvir “immersive sim”, ou Bioshock, Deathloop, Prey e outros nomes de jogos icônicos do estilo, você tem um game a agradecer: System Shock, o pai do gênero e fonte de inspiração para muitos títulos por décadas. Entretanto, o game se tornou um cult: vendeu pouco e sem muitas pessoas conhecerem o material verdadeiro – que envelheceu mal, por sinal.
Por conta disso, o remake de 2023 é uma excelente oportunidade de revisitar de forma mais moderna um grande clássico dos games. Com gráficos retrabalhados e muitas mecânicas reformuladas para uma repaginada contemporânea, o remake de System Shock foi um dos títulos que podem ter passado batido neste ano.
11 – Shadow Gambit The Cursed Crew
Se você acompanhou a jornada da Mimimi Games com Shadow Tactics e Desperados 3, com certeza conhece o trabalho incrível para confeccionar jogos de estratégia em tempo real à la Commandos, um estilo que tem se tornado cada vez mais raro de vermos hoje em dia. E, surpreendentemente, Shadow Gambit The Cursed Crew é ainda melhor.
Infelizmente, esse jogo foi o último da desenvolvedora, que fechará as portas em breve. Se você gosta do gênero, de planejar com calma e furtividade sua progressão (e matar alguns adversários no caminho, Shadow Gambit faz tudo isso de forma majestosa e ainda oferece uma temática diferente: de piratas.
12 – El Passo Elsewhere
Muito se relembrou de Max Payne por conta do lançamento de Alan Wake 2, mas pouco por causa de uma gema escondida de 2023 que muitos jogadores provavelmente nem sabiam que existiam. Chamado de El Passo Elsewhere, o jogo se destaca por usar as mecânicas de bullet time do game da Remedy, além de oferecer visuais bem retrô.
Entretanto, em vez de matar mafiosos e criminosos num geral, você deve ir atrás de seres da escuridão e impedir uma vampira que quer dominar o mundo (e que também é a ex-namorada do protagonista). Se você gosta de um bom tema de ação, a aventura de James Savage é uma para se colocar no radar.
13 – Asgard Wrath 2
Fechando a lista com uma seleção curiosa, Asgard Wrath 2 chegou em dezembro e angariou muitas notas 10 por aí, se tornando um dos jogos mais bem-avaliados de 2023. Mas afinal, o que é esse jogo? Ele talvez não seja acessível para muitos usuários, mas trata-se de um novo game VR.
Tido como o “Zelda Breath of the Wild do VR”, Asgard Wrath 2 traz uma aventura de quase 100 horas de duração (ou mais), diversos personagens jogáveis e uma campanha recheada de história, puzzles, combate de primeira e muito mais. Para muitos, este título se tornou a maior referência para realidade virtual no futuro.
…
E você? Concorda com a lista ou trocaria algum desses jogos de lugar? Deixe seu comentário abaixo e escreva mais indicações!
Comentários