Responsável por leak massivo de GTA 6 vai em cana (para sempre)
Cibercriminoso que mostrou ao mundo imagens e vídeos de GTA 6 vai passar o resto da vida num hospital penitenciário
A justiça britânica pode até tardar, mas, neste caso, não falhou. O jovem de 18 anos responsável por invadir a Rockstar Games, roubar dados de GTA 6 e compartilhar dezenas de arquivos do jogo na internet foi finalmente julgado no Reino Unido e condenado à prisão perpétua por seus crimes.
Inicialmente, Arion Kurtaj ficará detido num hospital penitenciário, mas pode vir a ser transferido para a cadeia comum caso os médicos decidam que ele não é um perigo para si ou para seus pares.
Foi MacGyver para roubar dados de GTA 6
Apesar de ter sido efetivamente preso em setembro do ano passado, pouco após liberar uma tonelada de arquivos de GTA 6 na web, o cibercriminoso já estava sob a custódia da polícia quando interceptou o material sigiloso da Rockstar.
De acordo com a BBC, Kurtaj estava sendo mantido pelas autoridades num hotel enquanto aguardava pelo julgamento de sua invasão aos servidores da Nvidia e da Uber, além de de outros crimes cometidos junto ao grupo Lapsus$. Mesmo com seu notebook confiscado e sem acesso próprio à internet, o rapaz colocou o estúdio da Take-Two em sua mira.
Como? Utilizando seu telefone celular, a Smart TV instalada no quarto do hotel e um Amazon Firestick conectado ao aparelho. Posteriormente, ele ainda invadiu o Slack da companhia – uma espécie de chat corporativo interno – para ameaçar a Rockstar e pedir um “resgate” para que ele não divulgasse o material roubado.
A companhia não cedeu, o conteúdo de GTA 6 foi pulverizado na internet, o jovem acabou sendo preso preventivamente e, agora, mais de um ano depois, julgado a passar o resto da sua vida atrás das grades.
Fim da novela ou o começo da próxima?
Vale notar que a sentença pode ter demorado mais do que o previsto porque a defesa tentou alegar que o quadro grave de autismo de Kurtaj impedia que ele fosse responsabilizado por seus crimes. O argumento não foi acatado e médicos determinaram que o cibercriminoso estaria altamente motivado a voltar às práticas ilegais caso fosse solto – além de ser bastante violento durante todo processo jurídico.
Mesmo com o caso de GTA 6 encerrado e os culpados responsabilizados, este, infelizmente, não é um episódio isolado no mercado de games. A própria Rockstar sofreu um baque no início do mês, quando o 1º trailer de GTA 6 vazou na íntegra cerca de 24h antes de sua exibição oficial. Mais recentemente, a Insomniac também viu dados de seus jogos e funcionários serem compartilhados livremente pela web.
Será que veremos desfechos parecidos para essas histórias ou os criminosos que participaram dessas invasões vão se livrar do xilindró? Continue acompanhando o Flow Games para saber o final dessas sagas.
Via: Kotaku
Comentários
Esse aí tá lascado pro resto da vida perpetuamente, ele vai morar na cadeia pra sempre, pelo menos eles vão mante-lo vivo até o mundo acabar.
Foda é o cara falando que faria isso denovo kkkkk
Para quando a justiça perseguir quem foge a impostos ou bancários que arruínam a vida de milhares de pessoa levando bancos à falência (por exemplo) com tanta severidade? Pois é.. quem pode pagar escapa impunemente.