Activision Blizzard fecha acordo milionário por cultura tóxica
Órgão da Califórnia e Activision Blizzard concordam com o pagamento de US$ 55 milhões em multa
A Activision Blizzard concordou em pagar cerca de 55 milhões de dólares por compensação ao seu ambiente de trabalho que “fomentava o assédio e discriminação contra mulheres”. O valor foi fechado com o CRD (Departamento de Direitos Civis da Califórnia), o órgão acusador.
De acordo com o site GamesIndustry.biz, o valor foi decidido na última sexta-feira de comum acordo entre ambas as partes, e será usado para cobrir os custos legais e compensações às trabalhadoras.
Desse montante, 46 milhões irão majoritariamente para as mulheres que sofreram com o ambiente de toxicidade e discriminação. A Activision Blizzard também terá que fazer doações para a caridade com foco em igualdade de gênero.
Por fim, ela também será submetida a consultaria independente que irá avaliar as suas políticas internas de promoção e pagamento, materiais de treinamento e esforços para o bem estar de minorias.
O que diz a Activision Blizzard sobre a decisão
A posição oficial da Activision Blizzard enviada ao GamesIndustry.biz é de alívio: “Ficamos felizes por fechar esse acordo com o CRD hoje. Apreciamos a importância desses temas tratados no acordo e estamos dedicados a cumprir todas as nossas obrigações.
Queremos que nossos funcionários saibam que, como dito no acordo, estamos comprometidos em garantir pagamentos, promoções e práticas justas para todos, e continuaremos incluindo candidatos de comunidades com pouca representação.”
Vale notar que o acordo ainda precisa ser aprovado pela justiça e que os valores exatos e termos ainda podem ser alterados por lá antes de serem aplicados de fato. Fique de olho no site para os próximos capítulos desse caso.
Comentários