GTA 6: por que o jogo chega ao PS5 e Xbox, mas não PC?
Para um ex-dev da Rockstar, o foco é ter as versões de console de GTA 6 rodando bem primeiro, pois o port de PC é trabalhoso
Com o trailer de GTA 6 lançado, fãs ficaram emocionados com o que viram enquanto o vídeo quebra recordes. Porém, os jogadores também ficaram confusos em um aspecto: por ora, o jogo está confirmado apenas para PS5 e Xbox Series X|S, sem uma versão de PC. Mas por quê?
Segundo Mike York, um ex-dev da Rockstar (o mesmo que confirmou que os gráficos do game são reais), a companhia tem um método diferente de trabalhar, priorizando sempre os consoles primeiros e somente depois a versão de PC, que costuma ser a mais trabalhosa de lidar.
Quando você quer portar o jogo… vamos dizer que o game está lindo no PlayStation, está rodando bem, com [boa taxa] de fps, poucos bugs. E agora está pronto, você lança para o público. Bom, agora você pode começar a se focar no port de PC”
GTA 6: PS5 e Xbox devem ser prioridade, depois PC
Apesar de não estar mais na companhia desde 2017, York viu de perto o desenvolvimento de GTA 5 e Red Dead Redemption 2, dois títulos que tiveram versões de PC posteriores ao lançamento – fato que garante bastante credibilidade às suas falas.
Entretanto, é bem possível que a versão de PC de GTA 6 já até exista, mas ela não é uma prioridade. O ex-dev citou que o processo de desenvolvimento dentro da Rockstar é diferente e foca primeiro em uma versão que rode muito bem nos consoles.
O motivo pelo qual o port de PC chega depois e não junto com o lançamento [nos consoles] é porque eles querem priorizar essas vendas. Na maioria do tempo, especialmente no passado, o PlayStation era o líder de vendas. PlayStation era o console para ter. Ele vendeu mais do que qualquer outro console na maioria do tempo. Todo mundo estava jogando no PlayStation”
Como exemplo, York citou que durante o desenvolvimento de GTA 5, o PS3 era a grande prioridade, com a versão de Xbox 360 em produção de forma simultânea – e só depois tivemos versões de PS4 e Xbox One, e, posteriormente, PC. Apesar de não ser nada garantido, GTA 6 pode trilhar um caminho parecido.
O que a companhia fazia era concentrar toda a energia para ter certeza que a versão de PlayStation funcionava bem. Depois, levavam isso para o Xbox, geralmente ao mesmo tempo. Quando trabalhei em GTA 5, por exemplo, estávamos focados no PS3 e Xbox na época. Mas estávamos levando o PS3 ao limite, porque o PS3 era meio que o melhor hardware naquele tempo para o uso de memória e outras coisas”
Para York, a versão de PC de GTA 6 pode ser uma oportunidade para adicionar novos elementos gráficos, como maior densidade de NPCs, efeitos visuais e mais, já que não há as limitações do hardware fechado dos consoles, mas isso também requer bastante trabalho extra, já que os computadores têm arquiteturas diferentes e outros tipos de desafios.
Em outras palavras, há diferentes tipos de setups e peças no mercado, algo que requer mais tempo de testes em muitos tipos de hardware. Em casos como GTA 6, em que já é necessário muito trabalho, as coisas ficam ainda mais complicadas no PC – e é por isso que a versão de computadores fica em segundo plano durante o lançamento.
No PlayStation e Xbox, cada um deles tem uma placa de vídeo – e é a mesma placa de vídeo, a mesma arquitetura dentro da caixa, assim como todo PlayStation que foi vendido para milhões de pessoas. Mas quando falamos de PC, cada pessoa tem um tipo diferente de computador, com diferentes tipos de CPU e GPU. O uso de memória e as coisas distintas do jogo que rodam de fundo podem falhar e bagunças diferentes configurações. É basicamente isso”
Portanto, assim como GTA 5 e Red Dead Redemption 2, talvez demore um tempo (talvez anos) para que o PC ganhe uma versão de GTA 6, mas é tudo parte do processo da Rockstar em criar um game bem-feito nas plataformas que consegue com mais facilidade antes.
Fonte: Via Twektown
Comentários