Review: WarioWare Move It! é diversão do início ao fim
Com uso brilhante dos controles de movimento e muita criatividade, WarioWare Move It cativa no Switch
oletâneas de minigames sempre foram algo relativamente comum nos videogames, mas quando o assunto é microgames, a coisa muda de figura. Desde o lançamento de WarioWare, Inc. (GBA, 2003) até o recente WarioWare Move It (Switch, 2023), Wario manda no gênero.
Já com uma dezena de jogos na conta, é muito impressionante que a franquia siga sem mostrar sinais de desgaste e apresentando alguns dos microgames mais inspirados e divertidos já feitos. Entenda o que torna esse jogo tão especial na nossa análise completa a seguir!
WarioWare segue em movimento
Logo de cara preciso assumir uma certa parcialidade: tendo jogado todos os títulos da série, o meu favorito sempre foi WarioWare: Smooth Moves, um dos games que fazia melhor uso dos controles de movimento do Nintendo Wii.
Havia algo de mágico em reunir os amigos e família na sala e ver todo mundo fazendo poses bobas em frente ao televisor, e eu fiquei muito feliz com a perspectiva de poder fazer isso novamente, mas agora com os controles ainda mais precisos no Nintendo Switch.
Da equipe original, Goro Abe retorna à direção do projeto, mas agora acompanhado por Waki Shigeta no lugar de Taku Sugioka. Ambos os jogos trazem alguns dos momentos mais inspirados da veterana desenvolvedora Intelligent Systems e divertem de ponta a ponta.
Não por acaso essa é a primeira sequência direta da franquia. Muito do espírito de Smooth Moves vive em Move It!, e isso já deve servir de bom indicativo para o que esperar: se você curte muita bobeira com controles de movimento, esse jogo é para você.
Diversão em pequenas doses
Os mais de 200 microgames presentes em Move It! figuram facilmente entre os melhores da franquia, e isso é dizer muito. Se você nunca jogou algo da série, saiba que a sua graça reside em uma mistura de jogo de ritmo, reflexos e pensamento ligeiro.
Conforme a batida da música acelera, você recebe uma ordem sobre qual pose fazer com os joycons, e então um breve comando do tipo “Limpe! Copie! Resgate!” ou o que for, tendo poucos segundos na sequência para observar as imagens, entender o que está rolando e reagir.
As situações quase sempre ultrapassam os limites do absurdo e você nunca sabe o que vai acontecer na sequência, então a primeira zerada, especialmente, é um deleite. Você vai se pegar imitando galinhas, secando as costas com uma toalha, e muitas outras doideiras.
Mas vale destacar já um ponto negativo: diferente do que foi visto nos soberbos Pikmin 4 e Super Mario Bros Wonder, WarioWare Move It! não foi localizado em português, então pessoas não fluentes no idioma podem penar um pouco durante o gameplay e sair em desvantagem.
Os melhores perfumes nos menores frascos
Assim como os minigames são bem micro, o mesmo pode-se dizer da duração da campanha. Em pouco mais de 2 horas você vai ver os créditos finais, então talvez este WarioWare não traga o melhor custo-benefício que você vai ver por aí em termos de duração.
Depois de zerar você ainda pode revisitar as fases e correr atrás de descobrir outros microgames deixou passar batido, já que a sua distribuição é aleatória, mas não muito mais além disso. Claro, também dá para jogar com os amigos e esticar a diversão, mas isso basta?
A resposta depende muito mais das suas prioridades e condições financeiras. Se você tiver como investir, encontrará possivelmente o melhor uso de controles de movimento nesta geração, o levando a mover os Joycon de formas que nunca imaginou serem possíveis.
O elenco ultra carismático brilha em cenas muito engraçadas e fofas entre as fases, e esse é um título com todo o capricho e cuidado que você espera das melhores produções da Nintendo, com um gameplay primoroso e impecável.
fds é com eles! #WarioWareMoveIt #WarioWare #NintendoSwitch pic.twitter.com/4wQQOsrMMU
— Thomas Schulze | 7K no YouTube Aquele Cara | FGC (@AqueleCaraYT) November 4, 2023
Como diz aquele ditado: é nos menores frascos que estão os melhores perfumes.
Nos minúsculos microgames de WarioWare Move It você encontra algumas das melhores sacadas de jogabilidade e de controles de movimento já vistas. Não é para todos. Mas quem sabe apreciar, vai adorar!
WarioWare: Move It!
Publisher: Nintendo
Desenvolvedora: Intelligent Systems
Plataformas: Nintendo Switch
Lançamento: 03/11/2023
Tempo de review: 7 horas
O festival de microgames retorna de forma extremamente inspirada com muitas risadas e o melhor uso dos controles de movimento visto nesta geração. Carisma e diversão sem fim!
Prós
- Microgames extremamente criativos
- Muito bom humor nas cenas e fases
- Centenas de microgames para se divertir
- Elenco extremamente carismático
- O melhor uso dos Joycon no Switch
Contras
- Falta de localização em PT-BR pode atrapalhar
- Campanha meio curta
Comentários