Spider-Man 2 é uma maravilha técnica no PS5, diz Digital Foundry
Aparentemente, Spider-Man 2 não só é um bom jogo como também é um excelente produto técnico
Esta segunda-feira (16) marcou a queda do embargo de Spider-Man 2, que ganhou boas notas no mundo todo e atualmente está com 91 de média no Metacritic (e o nosso querido Marcelão garantiu nota 9,5 aqui no Flow Games). Entretanto, existe uma análise que sempre marca presença em grandes games: a do Digital Foundry.
O canal especializado em detalhes técnicos de títulos também soltou uma crítica específica para elementos visuais, como resolução, performance e técnicas gráficas sobre o novo game da Insomniac que, aparentemente, ganhou muitos elogios pelo lado do Digital Foundry.
Primeiro aos pontos mais aguardados pelos fãs: resolução e performance. De acordo com o canal, Spider-Man 2 tem dois modos: o Qualidade, que oferece 30 fps em uma resolução variável entre 4K e 1440p, e o Performance, que traz 60 fps em uma resolução que vai entre 1440p e 1008p (não é 1080p).
Contudo, game da Insomniac também traz um modo de VRR para TVs de 120 Hz, oferecendo a opção de jogar em 40 fps no modo Qualidade ou até ter o framerate desbloqueado no Modo Qualidade, que pode subir para 70 fps ou mais dependendo da cena (contudo, a resolução geralmente fica no espectro menor, com 1440p no Qualidade e até 930p no Performance).
Além disso, o Digital Foundry reforçou com todos os aspectos visuais de Spider-Man 2 são melhores tecnicamente do que os dos jogos anteriores, com maior densidade de pedestres e veículos, sombreamento de áreas arborizadas de forma mais realista, troca de cube maps por cenários 3D nas salas de prédios e mais.
Outro ponto que o canal enalteceu foram as telas de carregamento extremamente rápidas, algo que não beneficia só a jogabilidade, mas também a velocidade de deslocamento dos protagonistas por Nova York (e isso inclui até mesmo portais para outros locais sem nenhuma tela de carregamento intermediária).
E, como não podia faltar: o ray tracing também recebeu belos upgrades (e agora qualquer um dos modos contém tecnologia de traçado de raios para os reflexos de todos os espelhos, vidros e corpos de água).
Spider-Man 2 tem melhor ray tracing de mundo aberto
Apesar de ser uma declaração forte, essas foram as palavras exatas do canal Digital Foundry sobre Spider-Man 2. De uma forma surpreendente, tanto o modo Qualidade quanto o Performance trazem reflexos de ray tracing de forma quase idêntica, com exceção de resolução e alguns reflexos a menos.
Segundo John Linneman do DF, a resolução e serrilhado foram aprimorados, há reflexos dentro de reflexos (os raios de luz podem refletir materiais dentro dos primeiros reflexos de vidros), a quantidade de objetos que aparecem na tela é maior e até mesmo efeitos volumétricos estão inclusos no pipeline de ray tracing do jogo.
Apesar de jogos como Cyberpunk 2077 provavelmente terem tecnologias mais avançadas, o escopo e câmera mais ampla de Spider-Man 2 o ajuda a se tornar um título mais ambicioso quando o assunto é especificamente “reflexos de ray tracing no mundo aberto”.
O Digital Foundry citou que todos os corpos de água agora também exibem reflexos de ray tracing, algo que os outros dois títulos careciam, como no mar, lagos e até mesmo poças de água, estendendo ainda mais a tecnologia.
Spider-Man 2 chega exclusivamente ao PS5 no dia 20 de outubro.
Fonte: Digital Foundry
Comentários