Epic Games anuncia nova cobrança de taxas por uso da Unreal Engine
Diferente da Unity, a Epic cobrará uma licença para todos que usarem a Unreal Engine, exceto para desenvolvedores de jogos
A Epic Games anunciou nesta semana que vai implementar uma nova política de taxas pelo uso de seu motor gráfico Unreal Engine. No entanto, diferente da Unity, as novas medidas não vão afetar os desenvolvedores de jogos.
Durante a Unreal Fest 2023, o CEO da Epic, Tim Sweeney, revelou que a partir de 2024, todos os clientes que forem usar a Unreal Engine que não seja para desenvolvimento de games, terão que pagar um valor como se fosse uma licença, similar ao que é adotado pela Adobe em seus programas de software.
Novas taxas implementadas pela Epic Games não afetará desenvolvedores
Atualmente, o uso da Unreal Engine para desenvolvimento de jogos é gratuito. Quando um título alcança mais de US$ 1 milhão, a Epic Games cobra uma taxa de royalties de apenas 5% em cima dos lucros.
No geral, o motor gráfico também é usado para outros fins, como manufatura e pela indústria automobilística, e que muitos deles não geram nenhum retorno para a companhia.
“Ainda não temos termos para anunciar, mas eu só queria deixar isso claro para todos para fins de transparência, vamos migrar para um modelo como esse. Não será excepcionalmente caro ou barato, mas se você estiver construindo um produto fora da indústria de jogos e não pagando royalties sobre ele, então, você sabe, será um software licenciável como o Maya. ou Photoshop ou qualquer outra coisa”, disse Sweeney.
Tim Sweeney addresses Epic Games Layoffs… #UnrealFest pic.twitter.com/49t4Tf20SA
— Immature (@ImmatureGamerX) October 3, 2023
Para os que não estão familiarizados, royalties nada mais é do que uma espécie de taxa paga para uma empresa para poder usar, explorar ou comercializar um produto, ou bem, que tenha sido criado por ele.
Em resumo, a Epic Games quer obter sua parcela de lucro nesses setores que utilizam seu motor gráfico de forma gratuita, e não dão retorno nenhum financeiramente.
Todas as informações sobre preços e o período exato que essa nova medida passará a valer serão compartilhados em breve.
Via: VGC
Comentários