Qual classe escolher em Baldur’s Gate 3? Confira o guia
O Flow Games compilou todas as classes e subclasses de Baldur's Gate 3 para você começar com o pé direito no jogo
om a chegada de Baldur's Gate 3 ao PC – e, muito em breve, ao PS5 –, a vontade dos fãs de um RPG clássico é a de largar tudo e mergulhar de cabeça na jogatina. Mas você sabia que uma das primeiras decisões que você precisa tomar antes de começar sua aventura é escolher uma das 12 classes do jogo?
Por isso mesmo, o Flow Games resolveu facilitar a sua vida na hora de escolher seu estilo de herói e listou nesta matéria todas as classes disponíveis para você em Baldur’s Gate 3. A seleção inclui as principais características e habilidades de cada uma delas, seus atributos principais e as subclasses que se abrem para customizar ainda mais seu personagem.
Sem mais delongas, aproveite a leitura, decida com cuidado a base do seu aventureiro e debulhe cada um dos milhares de finais programados para o game.
Todas as classes (e subclasses) de Baldur’s Gate 3
Não é uma tarefa fácil se deparar com um menu tão seleto (e delicioso) de heróis quanto o presente em Baldur’s Gate 3. Afinal, estamos falando de um total de 12 classes e 48 subclasses prontas para agradar mesmo ao RPGista mais exigente.
Embora os veteranos de Dungeons & Dragons já tenham uma boa ideia de por onde começar, a lista abaixo deve ajudar a refrescar as memórias da galera old school e informar os novatos de D&D rapidamente sobre quem o seu personagem pode ser no mundo de Forgotten Realms. Se liga:
- Barbarian (Bárbaro): o herói raivoso coloca os pontos principalmente em Força, foca no dano corpo a corpo e ativa sua Fúria para mais dano e resistência. Subclasses: Berserker, Wildheart (Coração Selvagem) e Wild Magic (Magia Selvagem).
- Bard (Bardo): o aventureiro artístico fortalece aliados com música, apostando num Carisma alto. É proficiente em armaduras leves, armas simples e, claro, instrumentos musicais. Ação de classe: Inspiração Bárdica. Subclasses: College of Lore (Colégio do Saber), College of Valor (Colégio da Coragem) e College of Swords (Colégio das Espadas).
- Cleric (Clérigo): centrado no uso de magia divina, pode utilizar armaduras leves/médias, escudos e armas simples. Subclasses: Life Domain (Domínio da Vida), Light Domain (Domínio da Luz), Trickery Domain (Domínio da Trapaça), Knowledge Domain (Domínio do Conhecimento), Nature Domain (Domínio da Natureza), Tempest Domain (Domínio da Tempestade) e War Domain (Domínio da Guerra).
- Druid (Druida): capaz de usar tanto a magia da natureza quanto ativar a metamorfose para se transformar em animais. Usa várias armas e tem como habilidade principal a Forma Selvagem. Subclasses: Circle of the Land (Círculo da Terra), Circle of the Moon (Círculo da Lua) e Circle of Spores (Círculo dos Esporos).
- Fighter (Guerreiro): pau para toda obra, pode escolher entre Força e Destreza, e consegue não só usar todas as armaduras, mas também a maioria das armas. Habilidade: Retomar o Fôlego. Subclasses: Battle Master (Mestre de Batalha), Eldritch Knight (Cavaleiro Arcano) e Champion (Campeão).
- Monk (Monge): mestre das artes marciais, essa classe foca num combate corpo a corpo rápido e letal, e se beneficia principalmente de Destreza e Sabedoria. Subclasses: Way of the Open Hand (Caminho da Mão Aberta), Way of the Shadow (Caminho da Sombra) e Way of the Four Elements (Caminho dos Quatro Elementos).
- Paladin (Paladino): o verdadeiro guerreiro sagrado. Especialista em combate corpo a corpo e uso de curas/buffs. Usa todas as armaduras e armas simples/marciais. Subclasses: Oath of the Ancients (Juramento dos Antigos), Oath of Devotion (Juramento de Devoção), Oath of Vengence (Juramento de Vingança) e Oathbreaker (Quebrador do Juramento).
- Ranger (Guardião): estamos falando de um guerreiro da natureza, capaz de utilizar tanto armas à distância quanto magias. Foca em Destreza e tem um companheiro animal junto de si. Subclasses: Hunter (Caçador), Beast Master (Mestre das Feras) e Gloom Stalker (Patrulheiro do Crepúsculo).
- Rogue (Ladino): o craque de ataques críticos e uso de armas furtivas, podendo apostar tanto em Destreza quanto Inteligência. Habilidades: furtividade, desarmar armadilhas, abrir fechaduras e mais. Subclasses: Arcane Trickster (Trapaceiro Arcano), Thief (Ladrão) e Assassin (Assassino).
- Sorcerer (Feiticeiro): diferente dos magos tradicionais, este aqui conjura seus feitiços com base em Carisma – mas ainda tendo um cajado à tiracolo. Subclasses: Wild Magic (Magia Selvagem), Draconic Bloodline (Linhagem Dracônica) e Storm Sorcery (Feitiçaria da Tempestade).
- Warlock (Bruxo): a magia dessa classe vem de um pacto com criaturas de outros planos e também é baseada em Carisma – embora Sabedoria seja importante para seus testes de resistência. Subclasses: The Fiend (O Demônio), The Great Old One (O Grande Ancião) e The Archfey (A Fada).
- Wizard (Mago): o usuário clássico de mágica. Tem feitiços baseados em Inteligência e uma grande variedade de magias à sua disposição. Subclasses: Evocation (Evocação), Abjuration (Abjuração), Conjuration (Conjuração), Divination (Adivinhação), Enchantment (Encantamento), Necromancy (Necromancia), Illusion (Ilusão) e Transmutation (Transmutação).
—
E aí, conseguiu decidir como vai ser sua primeira run em Baldur’s Gate 3? Lembre-se de conferir os outros guias que o Flow Games publicou sobre o jogo para ter a melhor experiência possível, desde o início, com o RPG:
- IMPORTANTE: Leia isso antes de instalar Baldur’s Gate 3!
- Meu PC roda Baldur’s Gate 3? Veja requisitos mínimos e recomendados
- Veja quais são e como resgatar os Twitch Drops de Baldur’s Gate 3
Baldur’s Gate 3 finalmente entre nós
Após anos de desenvolvimento e Acesso Antecipado – além de uma mudança de datas de última hora –, Baldur’s Gate 3 finalmente chega ao PC nesta quinta-feira, dia 3 de agosto de 2023. A versão do jogo para PlayStation 5 chega em 6 de setembro, enquanto um port para Xbox Series X/S só deve acontecer em meados de 2024.
Via: Digital Trends
Comentários