Youtuber cria case épico e mergulha PC com RTX 4090 num lago
Projeto de canal focado em hardware mostra que a água pode ser uma boa aliada para resfriar sua RTX 4090
Imagine que você junta aquela graninha feroz para comprar as peças do seu PC dos sonhos: um computador com uma GeForce RTX 4090 e um processador Core i9 de última geração. Só que aí, um colega seu tem a brilhante ideia de submergir o computador na água para ajudar no resfriamento do conjunto. Que pesadelo, né? Quer dizer, não exatamente.
Afinal, se esse seu amigo for o dono do canal “DIY Perks“, no YouTube, está tudo dentro dos conformes. Afinal, o cara não só é um engenheiro nato, como criativo ao extremo na hora de fazer gambiarras e criar cases épicos – incluindo um que pode ser jogado num lago.
PC parrudo com RTX 4090… debaixo d’água!
Inspirado pela grande dissipação de calor proporcionada pelo elemento, o youtuber resolveu que seria uma boa ideia transformar um equipamento novinho em folha em algo como um watercooler gigante. Só que, em vez de passar por dentro das peças, o líquido deveria envolver o gabinete para resfriá-lo.
Para isso, o rapaz criou um case completamente customizado, combinando uma base de acrílico em formato cilíndrico com encanamentos externos de cobre que ajudam não só na circulação da água, mas também na passagem de fios para fora do lago. Sim, ele criou esse computador submerso para ficar num “laguinho” com cerca de 2 metros de profundidade, no quintal de sua casa.
A brincadeira parece ter dado resultado, uma vez que o processador da máquina, um Intel Core i9-13900K, nem passou dos 60 graus Celsius em carga máxima, enquanto a RTX 4090, GPU top de linha da Nvidia, ficou tranquilíssima na casa dos 40°C.
Embora o setup não tenha sofrido com problemas de vazamento ou infiltração, o “DIY Perks” enfrentou alguns desafios com o projeto. Um deles foi encontrar cabos realmente compridos para garantir que fosse possível usar o PC sem estar de sunga ou biquíni (e metade do corpo para dentro d’água). O outro? Calcular o peso do equipamento – e adicionar um pouco de lastro – para que ele não boiasse e colocasse tudo a perder.
E você, submeteria sua RTX 4090 a essas condições ou preferiria utilizar o bichinho dentro do quarto, sem ter medo da chuva na hora de jogar seu Diablo 4, Fortnite ou o vindouro Starfield? Conte para a gente mais abaixo, na seção de comentários do Flow Games!
Via: PC Gamer
Comentários