Yuji Naka, co-criador de Sonic, evita prisão, mas terá que pagar multa
A prisão ocorreu em novembro de 2022, mas agora Yuji Naka foi condenado a 2 anos e meio, algo que será evitado caso siga algumas regras
No fim do ano passado, Yuji Naka, co-criador de Sonic e na época diretor de Balan Wonderworld, foi preso por “insider trading”, ou seja, por tentar se beneficiar financeiramente ao comprar ações de empresas na qual tinha informações privilegiadas. Agora, o diretor foi condenado a 30 meses de prisão.
Apesar de os 2 anos e meio de prisão terem sido decretados, Yuji Naka pode continuar em liberdade se seguir à risca algumas regras e pagar a multa salgada de 173 milhões de ienes (cerca de R$ 6 milhões).
Portanto, se Naka não se envolver em mais nenhum crime e pagar a quantia milionária decretada pelo juiz, ele pode evitar o encarceramento e viver em liberdade.
Por que Yuji Naka foi preso?
Em novembro de 2022, Yuji Naka teve prisão decretada e alegou ser culpado de suas acusações. Na época, o diretor de jogos obteve informações privilegiadas dentro da Square Enix ao saber que Dragon Quest Tact, um game mobile, estava em produção, e comprou ações da desenvolvedora Aiming.
A ideia de Naka era comprar 10 mil ações da Aiming, totalizando 1,8 milhão de ienes (cerca de R$ 60 mil), e revendê-las quando o título de celular fosse anunciado, ganhando bastante dinheiro no processo.
Para quem não sabe, isso é considerado “insider trading” e é crime: afinal, você está lucrando de forma desonesta e manipulando ações do mercado. Agora, Yuji Naka vai seguir em liberdade, mas com uma multa muito alta para pagar.
Fonte: VGC
Comentários