Xbox queria comprar Square Enix em 2019 para ter Final Fantasy
Em vez de comprar a Bethesda, a Microsoft planejava ter a Square Enix como uma das empresas de seu portfólio
Documentos da audiência da Microsoft com o FTC, órgão regulador de comércio americano, continuam a ser divulgados e, dessa vez, parece que o Xbox estava de olho em comprar a Square Enix em 2019, algo que foi chamado internamente de “Projeto Phoenix”, mas não se concretizou.
Square Enix poderia ser comprada por Xbox
Segundo revelado no memorando, que data de 1º de novembro de 2019, a Microsoft estava de olho em muitas companhias para adquirir e a Square Enix era uma das maiores potenciais, já que de poderia expandir o alcance da gigante americana para novos mercados asiáticos.
A Square Enix detém um leque de franquia de jogos diverso que poderia servir como um pilar de nossa estratégia, nos ajudando a estender nossas ofertas além do nosso mercado principal e de consoles”
A declaração acima faz menção à Square Enix ter diversas franquias espalhadas em múltiplas plataformas, como PC, consoles e até navegadores de computador ou celular, além de oferecer uma gama diversificada de títulos orientais (como Final Fantasy e Dragon Quest) e ocidentais (como Deus Ex e Tomb Raider).
Outro motivo que despertou interesse pela companhia era ter Final Fantasy e outras séries de peso lançados diretamente no Game Pass, impulsionando o serviço no mundo todo e oferecendo mais relevância à marca no Japão. Entretanto, a publicação de mangás e outras mídias que apelam ao público nipônico não era interessante para a Microsoft.
Por fim, essa estratégia também garantiria um portfólio maior no Xbox Series X|S que, na época, ainda não havia sido divulgado (tanto que o documento trata o console como “Project Scarlett”).
Em vez de Square Enix, Microsoft optou por Bethesda
Mas, como você deve imaginar, a história se desdobrou de outra maneira, com a Microsoft dando sequência na aquisição da Bethesda no lugar, que se concretizou em 2021.
Além disso, conforme revelado em outro documento de 2020, a Square Enix não estava mais entre as empresas na mira para aquisição por parte do Xbox, que continham publishers como Bungie, IO Interactive e SEGA. Portanto, a ideia acabou caindo por terra.
Além disso, com a venda de suas franquias ocidentais para o Embracer Group, a Square Enix também pode ter perdido parte do interesse da Microsoft ao longo do tempo.
Fonte: via GamesRadar
Comentários