Xbox admite ao FTC que perdeu a “guerra de consoles”
Segundo a Microsoft, em todas as gerações o Xbox sempre foi o terceiro lugar, perdendo para PlayStation e Nintendo
Apesar de o termo “guerra de consoles” ser utilizado geralmente para discussões na internet, mas hoje ele foi usado em um argumento da Microsoft para convencer o FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard. Segundo o Xbox, a marca perdeu a guerra de consoles contra a Nintendo e PlayStation.
Xbox sempre foi terceiro lugar, revela documento
No documento apresentado ao FTC hoje (22), a Microsoft diz que está no ramo de consoles de mesa desde 2001, competindo com outras empresas do setor. Entretanto, segundo a própria companhia, “Sony e Nintendo venderam mais que o Xbox por uma margem significativa nesta geração” [no caso, a sexta geração, do Xbox, PS2 e GameCube].
Com cada nova geração nesses vinte anos, Sony, Nintendo e Xbox permaneceram como as três maiores produtoras de consoles e se empenharam no que a indústria se refere como ‘guerra de consoles’”
Segundo o relatório, a Microsoft revela que “a Sony é a companhia dominante no mercado, liderando as vendas de consoles por mais de duas décadas e através de cinco gerações, liderando vendas de console tanto mundialmente como nos Estados Unidos”.
A citação no argumento para o FTC é um pouco confusa, já que a Nintendo está há mais tempo no mercado e teve mais vendas no total.
Se considerarmos apenas vendas de console de mesa desde o GameCube, geração que o primeiro Xbox entrou na competição, a Nintendo vendeu 263 milhões de videogames (e 574 milhões se considerarmos os portáteis, como Game Boy Advance, DS e 3DS), versus 397 milhões da Sony (ou 494 milhões contando PSP e PS Vita).
Independente de qual seja o caso, a Microsoft divulgou que sempre esteve em terceiro lugar no pódio de venda de consoles, mostrando alguns dados no processo. Confira abaixo:
Consoles do Xbox consistentemente ranquearam em terceiro lugar (entre três empresas) atrás de PlayStation e Nintendo em vendas. Em 2021, o Xbox teve uma fatia de 16%, enquanto Nintendo e PlayStation tiveram fatias de X e Y*, respectivamente. Isso se mantém em receita e em consoles atualmente em uso por usuários (‘base instalada’), com o Xbox acumulando 21% enquanto Nintendo e PlayStation têm fatias de X e Y*, respectivamente.”
*Os dados das companhias concorrentes estão censurados no documento, provavelmente por confidencialidade.
Mas por que a Microsoft divulgou tudo isso?
Se você está estranhando a companhia do Xbox revelar dados que podem ser negativos para a percepção do público, não estranhe. A estratégia é mostrar que a empresa pode até concorrer com as demais, mas nunca na história foi líder de mercado, algo que justificaria a compra da Activision Blizzard.
Nesta quinta e sexta (22 e 23), o FTC, órgão regulador do comércio americano, está realizando uma audiência judicial para trazer pontos contrários à compra do conglomerado pela Microsoft, então o documento serve como um argumento a favor da empresa.
Fonte: via The Verge
Comentários