Indiana Jones 5 recebe avaliações mistas da crítica
Parece que Indiana Jones 5 não agradou tanto, se tornando o pior da franquia aos olhos da crítica
Com data marcada para o dia 30 de junho, Indiana Jones e a Relíquia do Destino parece não ter impressionado os críticos de cinema. No momento que esta matéria foi redigida, Indiana Jones 5 conquistou apenas 48% no Rottem Tomatoes, um número bem abaixo da média geral e da própria franquia.
Caso esta nota se mantenha (há apenas 23 reviews até o momento), o longa-metragem será o pior entre todos os outros da série, que atualmente tem Indiana Jones e o Templo da Perdição com 76% e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal com 77%.
Além disso, Indiana Jones 5 marca o primeiro da franquia que não tem direção de Steven Spielberg, que foi substituído pelo diretor James Mangold, famoso por liderar filmes como Os Indomáveis, Logan e Ford vs. Ferrari.
O que os reviews de Indiana Jones 5 dizem?
Apesar de ser o último filme da série (ou pelo menos o último com Harrison Ford), parece que o longa-metragem não encerrou com chave de ouro a franquia. De acordo com os críticos, a obra é bem rasa, falta carisma, piadas e uma história coerente, além de ter um uso excessivo de CGI.
A revista Time criticou os CGIs desnecessários e disse:
Há tantas sequências de perseguição que… o filme parece construído em um conjunto de pequenos pedaços de trama, e não o contrário”
Já a BBC critica a falta de humor e acidez, comentando que “ao invés de uma despedida alegre para o nosso amado herói, ganhamos um lembrete deprimente do quão mais vívido foram suas aventuras anteriores”.
Já a Variety citou que se trata de uma “experiência sem diversão e que apela para a nostalgia”, enquanto o IndieWire foi mais cruel, chamando Indiana Jones 5 de uma “completa perda de tempo”.
Entretanto, existe um lado positivo! Algumas análises gostaram do que viram e reportaram uma boa despedida de Indiana Jones dos cinemas. A revista Empire diz que Indiana Jones 5 é um “adeus adequado ao ladrão de covas mais querido do cinema”.
O Collider diz que “é melhor que a bagunça do Reino da Caveira de Cristal e, embora não seja perfeito com sua narrativa irregular, não é um fim ruim para o nosso arqueólogo/aventureiro/professor predileto”.
Por fim, o Vulture, da New York Magazine, disse em sua crítica que se trata de um longa-metragem bem divertido, mesmo que não esteja à altura das obras de Steven Spielberg, elogiando o diretor James Mangold.
A última aventura de Indiana Jones? Não nos games
Apesar de Harrison Ford estar dando adeus a um dos seus mais icônicos personagens da cultura pop, a franquia não deve parar por aí. Bom, talvez no cinema, sim, mas não nos games. Em janeiro de 2021, a Bethesda anunciou que está desenvolvendo um jogo de Indiana Jones, que ainda não teve nome ou detalhes revelados.
Portanto, por mais que Indiana Jones 5 seja a última aventura do herói nas telonas, possivelmente os legados de Harrison Ford e Steven Spielberg continuarão vivos em outras mídias, como nos jogos.
Como já se passaram dois anos desde o anúncio, é possível que o título do icônico arqueólogo dê as caras no próximo Xbox Games Showcase, que acontece no dia 11 de junho às 14h do horário de Brasília.
Harrison Ford é ovacionado na exibição de Indiana Jones 5
Apesar de as críticas variarem, parece que uma coisa é unânime: a performance de Harrison Ford em sua última participação em Indiana Jones 5 foi ovacionada antes de a sessão começar, homenageando o ator de 80 anos.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino está previsto para estrear no dia 30 de junho de 2023.
Fonte: via Eurogamer
Comentários