Jornal usa CS: GO para levar notícias da guerra da Ucrânia à Rússia
Jornal finlandês está usando meios criativos para burlar as restrições russas ao falar sobre a guerra na Ucrânia
Se há uma finalidade milenar para os videogames é a de que eles são, sobretudo, ferramentas sociais. Prova disso é o que um jornal da Finlândia está fazendo: para levar notícias da guerra da Ucrânia à Rússia sem restrições, o veículo está usando o jogo Counter-Strike: Global Offensive, ou CS: GO aos íntimos.
CS: GO em propósito inusitado
Para burlar as restrições russas na filtragem de notícias, o jornal finlandês Helsingin Sanomat, maior diário daquele país, recorreu ao shooter competitivo da Valve.
Para isso, a organização criou uma sala escondida que só pode ser encontrada por meio da câmera de espectador no mapa intitulado “de_vonya” (termo russo para “guerra”, censurado por lá).
Dentro desse local há uma série de histórias em idioma russo sobre as ações militares da nação de Putin em sua invasão à Ucrânia. A iniciativa surgiu para destacar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio desde 1993.
Em declaração ao GamesRadar+, o editor-chefe do jornal, Antero Mukka, contou que “os russos têm chance muito pequena de receber informações independentes sobre a invasão” devido às duras restrições impostas pelo mandatário do país. A ideia é mostrar os “horrores da guerra na Ucrânia” no idioma nativo russo.
Inusitado, não? Conte o que você achou sobre essa iniciativa em CS: GO aqui embaixo, no campo reservado aos comentários.
Fonte: GamesRadar
Comentários