PS5 Pro é real e devkit já está em produção, diz insider
Segundo Tom Henderson, o PS5 Pro tem previsão de estreia para o fim de 2024
Parece que os consoles premium da atual geração estão cada vez mais perto – pelo menos é o que reporta Tom Henderson, insider da indústria. De acordo com o profissional, os devkits do PS5 Pro já estão com a produção a todo vapor e devem ser enviados para estúdios first party nos próximos dois meses (até o fim de 2023 para empresas third party) e tem previsão de lançamento para o fim de 2024. Para quem não conhece o termo, devkit é um modelo de desenvolvimento que companhias recebem (ou compram) da Sony para testar e produzir seus jogos.
Tudo isso, claro, deve ser levado como um rumor por enquanto, já que a Sony não divulgou nenhuma informação oficialmente. Contudo, segundo Henderson, os dados foram apurados e muito em breve desenvolvedores do mundo todo já terão em mãos a versão mais parruda do PlayStation 5.
Já está na hora de um PlayStation 5 Pro?
Apesar de parecer precoce um novo lançamento da Sony, a previsão não está fora do padrão, – na realidade, estaria até atrasada, já que o PS4 Pro chegou em 2016, apenas três anos depois do PS4 base – com estreia marcada para quatro anos depois da versão comum.
Por ora, o jornalista do Insider Gaming não revelou quais poderiam ser as especificações do PS5 Pro, mas é possível fazer algumas suposições. Para que a linha de consoles não fique incompatível entre si, possivelmente veremos upgrades na parte de processamento de vídeo (com clocks maiores e mais núcleos computacionais) e, quem sabe, uma melhoria na memória RAM, algo que vimos na geração anterior.
Apesar de a CPU possivelmente ter um upgrade, o componente não pode se distanciar demais da versão base para manter a consistência e compatibilidade entre os jogos para ambos os dispositivos, seguindo a mesma arquitetura com um clock maior, como vimos no Xbox One X no passado.
Não é só o PS5 Pro
De acordo com as informações do artigo publicado no Insider Gaming, a Sony também almeja lançar o Q Lite, o próximo “PlayStation portátil” (que seria um dispositivo de streaming do PS5, e não um portátil potente), no fim de 2023, fones de ouvido e headset inéditos até o fim do ano, e por fim o PlayStation 5 com drive de disco destacável (mas Henderson reitera: não se trata de um PS5 Slim, já que o modelo é praticamente idêntico ao atual, mas com a opção de conectar e desconectar o leitor de Blu-ray).
Contudo, o insider reforça: projetos como o PS5 Pro ainda estão longe da data estipulada internamente pela Sony e, apesar de ser realidade agora, o lançamento pode cair por terra no futuro, ocasionando em um cancelamento prematuro do produto antes de seu anúncio. Portanto, nada é escrito em pedra, apesar de Henderson afirmar que ele é real neste instante.
E o que você acha disso? Será que já está na hora mesmo de um PS5 Pro ou o PS5 ainda tem muita lenha pra queimar? Conte para gente nos comentários!
Fonte: Insider Gaming/Tom Henderson
Comentários