
Imagem: PlayStation
Tencent se defende de processo por plágio de Horizon
Entre muitos argumentos válidos, Tencent relembra que Horizon também copiou outros jogos
O saudoso Chacrinha já dizia que “nada se cria, tudo se copia”. Enquanto a Nintendo processa Palworld, a Sony também trava uma batalha judicial contra o jogo Light of Motiram. Em julho de 2025 a Sony processou a Tencent no Estado da Califórnia alegando violações dos direitos autorais de Horizon.
Segundo ela, a Tencent teria os procurado em 2024 para fazer um jogo mobile da franquia e, após a negativa, desenvolveram Light of Motiram por conta própria. Agora, é a vez da Tencent se defender.

Imagem: Tencent
Tencent levanta seus argumentos contra plágio de Horizon
Juridicamente, a defesa da Tencent é muito boa, apontando para a falta de jurisdição da Califórnia no assunto, já que a Tencent Holdings não é a desenvolvedora, mas sim dona do estúdio. Além disso, ela fica nas ilhas Cayman, com quartel-general na China. E o estúdio em si não foi peticionado até agora.
Além disso, o jogo está com lançamento previsto apenas para o quarto trimestre de 2027, então ele não só não saiu como pode nunca sair. Como violar direitos autorais sem lançamento? Por fim, a Tencent alega que a Sony está sendo hipócrita e querendo monopolizar um tema de ficção científica do qual ela mesma já se inspirou.

Imagem: Tencent
Para piorar tudo para os lados da Sony, a Tencent resgatou uma citação do artista Jan-Bart van Beek da Guerrilla Games onde ele disse que, ao apresentar Horizon, os desenvolvedores o compararam ao jogo de 2013 Enslaved Odyssey to the West, afirmando que:
Em Enslaved tínhamos um mundo pós-apocalíptico com uma protagonista mulher e máquinas que acabaram de despertar. Então eu fui até o Hermen e disse que não deveríamos ir em frente porque era parecido demais. Hermen estava meio relutante e deixamos a ideia de lado por um tempo.”
Assim, a Tencent argumenta que a Sony está “processando um jogo que sequer foi lançado só porque ele resgate arquétipos e temas já usados antes e depois de Horizon, como Enslaved, Zelda Breath of the Wild, Far Cry Primal e New Dawn, Outer Wilds, Biomutant e muitos mais. A Sony quer monopolizar essa convenção de gênero.”
O que você achou desses argumentos de defesa? O jogo é plágio de Horizon ou não? Comente a seguir!
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Comentários