Reviews

Review: Sonic Racing CrossWorlds é o melhor jogo de corrida do ano

O Sonic Racing CrossWorlds pisa fundo no acelerador e pode levar o posto de melhor jogo de corrida do ano. Veja o review!

18.09.2025 às 10:00

A Sega revelou o Sonic Racing CrossWorlds durante o The Game Awards 2024 com um teaser misterioso. Já o seu lançamento ocorre em um ano que tivemos um concorrente direto de peso, sendo este o Mario Kart World.

O estúdio Sonic Team trouxe muitas novidades em CrossWorlds para renovar a franquia Sonic Racing, que vão bem além fazer a travessia entre mundos. E para saber os motivos que credenciam Sonic Racing CrossWorlds como um dos melhores jogos do gênero no ano, confira nosso review completo!

Seu carro, suas peças

Ao invés de limitar os personagens a seus próprios carros, Sonic Racing CrossWorlds dá liberdade para o jogador fazer o que bem quiser. Assim é possível selecionar o personagem, carro e até as peças que serão instaladas nele.

Devido a essa liberdade, é possível colocar um personagem que tenha atributos de potência em um carro de velocidade ou fazer outras combinações. Nas pistas, principalmente com os carros, as diferenças podem ser sentidas diretamente na jogabilidade.

Sonic Racing CrossWorlds - personalização do carro

Imagem: reprodução

E por falar em personagens, o elenco de Sonic Racing CrossWorlds merece um destaque a parte. Sonic, Shadow, Tails, Knuckles, Eggman e toda a galera que já conhecemos há tempo dos outros jogos do famoso ouriço azul estão presentes, mas ainda temos Hatsune Miku e personagens de outras franquias da SEGA prestes a serem lançados.

Sonic Racing CrossWorlds - personagens

Imagem: reprodução

A única parte negativa é que, além de certos personagens não estarem disponíveis agora, alguns deles serão liberados como um DLC. Ou seja, será necessário pagar a mais para liberá-los já que eles não vêm inclusos na versão padrão do jogo.

Apesar dessa afinidade entre estilos de pilotos e carros, Sonic Racing CrossWorlds só mostra quais atributos serão modificados quando peças estão sendo trocadas. As peças, por sinal, são um de seus pontos altos com bastante opções para escolher e até mesmo liberar.

Para a parte estética, é possível desde alterar a pintura, buzina e efeitos visuais até adicionar adesivos na carroceria. Mas outra grande novidade de CrossWorlds para a franquia Sonic Racing está na instalação de dispositivos.

Enquanto alguns dispositivos mudam certos atributos, eles também adicionam um nível de estratégia que não se encontra em outros jogos do gênero. Com eles, por exemplo, você pode escolher com qual item inicial você começará as corridas ou fazer com que seu carro gire para fazer drifts e atrapalhar os inimigos.

Sonic Racing CrossWorlds - dispositivos

Imagem: reprodução

Para aumentar a longevidade do jogo, o Sonic Team não traz tudo liberado de uma só vez. É possível instalar até 6 dispositivos no carro, mas é necessário desbloquear tanto os espaços quanto os próprios dispositivos ao participar de corridas.

Todos esses elementos e liberdades concedidas funcionam de uma forma que poucas vezes vi em um jogo de corrida mais arcade. O reflexo que os dispositivos e cada tipo de carro dão na jogabilidade é realmente sentido nas pistas e as possibilidades de combinações são inúmeras.

Pistas incríveis e jogabilidade melhor ainda

No que realmente importa, o Sonic Racing CrossWorlds faz um trabalho impecável. Em seu lançamento, ele traz nada menos que 24 pistas e 15 CrossWorlds, sendo essa a mecânica que, como o título jogo já sugere, dita a sua dinâmica.

As pistas do Sonic Racing CrossWorlds, em sua grande maioria, são cenários pelos quais o famoso ouriço azul já passou em outros jogos reimaginados como uma grande pista de corrida. Assim, passamos por locais ensolarados, mal-assombrados, pré-históricos e muito diferentes um dos outros com direito até mesmo a armadilhas.

Sonic Racing CrossWorlds - corrida

Imagem: reprodução

Apesar de terem bastante variedade, os atalhos são escassos por aqui. A maioria das pistas até trazem caminhos alternativos, mas os verdadeiros atalhos quase não existem e nem sempre compensam o risco de tentar pegá-los.

Por outro lado, as pistas são generosas na quantidade de itens que podemos pegar e nas rampas de turbo. A variedade desses power-ups agrada, mas as vezes o jogo parece querer entregar itens mais neutros, como um turbo, do que ofensivos e que realmente ajudam a pegar os adversários.

Como já ocorria desde Sonic & All-Stars Racing Transformed, as corridas também fazem com que nossos carros virem barcos e aviões. Essa transformação ocorre de forma bem natural e muitas vezes muda completamente as posições dos pilotos.

Sonic Racing CrossWorlds - corrida (2)

Imagem: reprodução

Os CrossWorlds também funcionam de forma magistral e são um elemento importante das corridas. No modo GrandPrix, ao fim da primeira volta de cada copa, o jogador é transportado para um CrossWorld e só volta para pista original na terceira volta. Já o responsável por escolher para qual CrossWorld os competidores serão enviados é quem está no primeiro lugar na hora de fechar a primeira volta.

Sonic Racing CrossWorlds - seleção do CrossWorlds

Imagem: reprodução

Na última corrida de cada copa, ao invés de serem levados para locais inesperados, os CrossWorlds dão novamente as caras e os jogadores precisam completar uma volta em cada um dos três cenários em que jogaram anteriormente.

Mas a jogabilidade de Sonic Racing CrossWorlds não para por aí e traz mais coisas que agradam. O drift é a principal forma de obter boost, sendo que existe uma barra que pode ser carregada até 3 vezes para o boost ser mais potente.

E ao invés de apertar o botão de drift e ficar preso em uma direção, o jogo permite remanejar de leve onde ficamos na pista. Não somente isso, é até possível soltar rapidamente o botão de derrapar para emendar um drift no outro e fazer mais de uma curva segurando a carga do boost.

Sonic Racing CrossWorlds - drift

Imagem: reprodução

A única crítica a ser feita em Sonic Racing CrossWorlds é que os cenários, apesar de serem muitos bonitos, as vezes ficam com muita poluição visual. Dessa forma, não é tão difícil acabar batendo em algo simplesmente porque não viu a tempo de desviar.

Além das copas, o Sonic Racing CrossWorlds também resgata um pouco da essência de Team Sonic Racing com o modo Parque de Corrida. Ao invés de ter que chegar literalmente em primeiro lugar, a sua equipe precisa atingir objetivos, como coletar o máximo de anéis possível ou passar por turbos, para se consagrar campeã.

E, por último, para aqueles em busca de mais competição, o modo Prova de Tempo é para quem está preocupado em diminuir o seu tempo nas pistas correndo contra seu fantasma.

Rivais

Para apimentar ainda mais as competições, o Sonic CrossWorlds conta com um sistema de rivais, que precisamos vencer em cada copa para sermos considerados bem-sucedidos. Assim, se acabarmos em segundo lugar e o rival em terceiro, o jogo considera que a copa foi ganha para liberar alguns conteúdos.

Os rivais trocam farpas com o nosso personagem escolhido que são bem interessantes, já que remetem a histórias que conhecemos do universo Sonic. Essas farpas aparecem tanto no começo da corrida quanto ao ultrapassá-los ou sermos ultrapassados.

Sonic Racing CrossWorlds - rivais (2)

Imagem: reprodução

Mais do que isso, ao derrotar os 23 rivais do jogo é possível liberar o Super Sonic. Mas apesar de os rivais darem uma dinâmica diferente, o Sonic Team talvez tenha pesado um pouco a mão neles em alguns aspectos.

É possível dizer que em 90% das corridas, os rivais sempre estarão no primeiro ou segundo lugar, mas não é esse o seu principal problema. O nível dos rivais pode ser ajustado no menu do jogo, mas parece que o nível dos rivais está mais atrelado a copa ou pista do que realmente ao seu nível.

Sonic Racing CrossWorlds - rivais

Imagem: reprodução

Em muitas corridas que realizei pude vencer rivais no nível 6 ou acima sem problemas nas copas iniciais sem notar muitas mudanças em seu comportamento. Já perto das últimas copas, apesar de conseguir vencê-los, pouco importava o seu nível pois eles sempre estavam correndo mais e desviando de itens que pareciam certeiros.

Sonic Racing CrossWorlds vale a pena?

O Sonic Racing CrossWorlds pode não reinventar a roda e usar mecânicas já vistas, mas traz tudo que um bom jogo de corrida arcade deve oferecer. Ele tem um elenco completo, jogabilidade deliciosa, boa variedade de pistas e ainda permite personalizar o carro com uma boa quantidade de peças e dispositivos.

No teste realizado na versão do PlayStation 5, em aproximadamente 10 horas de jogo, principalmente no modo desempenho, o Sonic Racing CrossWorlds quase não apresentou quedas na taxa de quadros por segundo. As únicas quedas realmente vistas foram na hora de entrar nos CrossWorlds, mas elas parecem ser intencionais.

Então, se você realmente estava em busca de um jogo de corrida arcade de qualidade e com conteúdo de sobra, o Sonic Racing CrossWorlds é a pedida certa. Não somente isso, ele pode ser considerado até mesmo o melhor do gênero neste ano.

Sonic Racing CrossWorlds foi gentilmente fornecido pela SEGA para a realização desta análise

Sonic Racing CrossWorlds
9.5

Sonic Racing CrossWorlds

Publisher: SEGA

Desenvolvedora: Sonic Team

Plataformas: PC, Switch 2, Switch, PS5, PS4, Xbox Series X|S e Xbox One

Lançamento: 25/09/2025

Tempo de review: 10 horas

O Sonic Racing CrossWorlds se alça ao posto de um dos melhores jogos do ano com mecânicas, pistas criativas e uma jogabilidade absurdamente viciante

Prós

  • Pistas criativas e em boa quantidade
  • Jogabilidade caprichada com mecânicas divertidas
  • Elenco vasto
  • Sistema de personalização dos carros e dispositivos

Contras

  • Rivais podem ser um pouco roubados
  • Ausência de dublagem em PT-BR
Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários