
Imagem: EA Games
Battlefield 6: mapas maiores são cinema absoluto [preview]
Testamos os mapas Vale de Mirak e Operação Fogo Cruzado de Battlefield 6: o jogo só melhora
Nesta semana, a EA Games convidou o Flow Games a participar de um teste de Battlefield 6, mas que é um pouco diferente do Beta aberto que tivemos. Dessa vez, além de testar novos equipamentos, armas e movimentação balanceada, pudemos ver como estão os mapas Vale de Mirak e Operação Fogo Cruzado, alguns dos maiores cenários do jogo.
Além de testar a “guerra em ampla escala”, também pudemos ver os novos modos Escalation e Breaktrough (esse último é, na verdade, um retorno). E, se você já estava curioso com Battlefield 6, venha conferir abaixo, pois tudo está parecendo ainda mais promissor. Confira!

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Os novos mapas de larga escala são incríveis
Por 5 horas, pudemos testar alguns novos modos (que vou comentar abaixo) de Battlefield 6 em dois novos mapas: Vale de Mirak e Operação Fogo Cruzado, um cenário icônico e que fãs de Battlefield 3 e 4 vão reconhecer como Operation Firestorm.
Operação Fogo Cruzado retorna em toda a sua glória, mas com algumas mudanças para modernizá-lo para a atual geração, oferecendo um visual e posicionamento de estruturas levemente remixado para dar um tom de novidade e nostalgia combinados.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Já Vale de Mirak é um descampado de larga escala com prédios baixos e campos de vegetação baixa, criando um terreno fértil para batalhas maiores com uso de veículos e, principalmente, ofensa aérea.
O Beta de Battlefield 6 trouxe muita destruição e combate em espaços mais apertados, por isso é legal ver um escopo maior e sentir como é um “Battlefield clássico”. E, se o conteúdo final entregar o que eu vi por aqui, eu espero algo ainda mais incrível.
Por conta da limitação de jogadores divididos entre América do Sul e América do Norte, os servidores não estavam cheios e muito dos soldados foram preenchidos com bots – e, ainda assim, foi algo extremamente divertido para aproveitar mais os tanques, veículos antiaéreos, caças e helicópteros.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Superioridade aérea faz diferença em Battlefield 6
O combate de tanques já foi bem legal em Battlefield 6, mas, como dito acima, ter um terreno maior e mais deles de uma só vez ajudou a criar um cenário mais caótico e eclético do que vimos antes. Entretanto, são os veículos aéreos que tomam os holofotes por aqui.
Ter 3 helicópteros em cada time, dois jatos em cada lado e muitas explosões é o sentimento mais puro que posso esperar de um Battlefield – mas com a dose elevada à décima potência.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
O tipo de gameplay que tive em Battlefield 6 é um oposto direto ao que Battlefield 2042 ofereceu: campos enormes com muito espaço para carência de ação. Em todo os cantos há algo acontecendo, nem que seja um caça dizimando a infantaria com rajadas de balas.
As opções de armas antiaéreas são legais, seja de equipamentos fixos no mapa ou de arsenais dos soldados (especialmente da classe Engenheiro), e sempre há alguma utilidade para todos, até mesmo para a pessoa que não está indo muito bem na partida.
E, curiosamente, a última partida do meu teste de Battlefield 6 trouxe um cenário que não se repetiu antes. Meu time estava contra adversários extremamente habilidosos com aviões e helicópteros, desviando de mísseis e destruindo a infantaria no solo.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Porém, parte do time se uniu para atrapalhar o domínio aéreo enquanto os soldados conseguiram dominar bases no solo. A partida foi muito disputada e, mesmo parecendo estar em grande desvantagem, conseguimos mais pontos e objetivos. Esse tipo de diversão é impagável e Battlefield 6 tem de sobra.
Inclusive, a EA Games e a DICE parecem estar se afastando cada vez mais do estigma de Call of Duty também: modificações foram feitas para tornar a mira mais imprecisa enquanto corre ou realiza movimentos, o pulo horizontal foi diminuído e algumas armas tiverem mudanças no recuo, dano e até mesmo no alcance.
Entre as ferramentas novas, a escada da classe Assalto é bem bacana, além de novos lança-mísseis para o engenheiro e maneiras de furtividade para o Sniper. Há outros perks ativáveis e tudo parece bem interessante.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Modos Escalada e Breakthrough são muito divertidos
Além dos mapas inéditos, também pude ver dois novos modos de Battlefield 6: Escalada e Breakthrough. Em Escalada, a ideia é que conforme as áreas do mapa são tomadas, elas desaparecem e o número de entrepostos é diminuído: quem conseguir conquistar 3 deles simultaneamente, ganha.
É uma espécie de modo acelerado do Ruptura com um dinamismo maior (e tempo menor de partida), criando pontos de gargalo e obrigando as lutas a acontecerem em locais específicos. Realmente curti e me veria jogando novamente.

Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Já Breakthrough retorna de outros games e é uma espécie de Ataque vs. Defesa para empurrar cada vez mais a linha de avanço. Não há nada novo, mas os mapas do jogo certamente favorecem o estilo.
Nesse momento, Battlefield 6 está cada vez mais próximo de ser possivelmente o melhor da série. Ainda quero ver uma partida completa e sem bots (que quebram um galho, mas são bem inúteis), alguns bugs arrumados e mais adições, mas tudo parece muito promissor.
Battlefield 6 chega ao PC, PS5 e Xbox Series no dia 10 de outubro.
Comentários