Games

PlayStation 6 pode bater de frente com desempenho da RTX 5090

A partir de documentos obtidos recentemente, Moore's Law is Dead explica como PlayStation 6 pode alcançar desempenho da RTX 5090

12.09.2025 às 9:58

A Sony ainda deve demorar bastante para anunciar o PlayStation 6. Ainda assim, mais uma vez, um rumor traz novas informações sobre suas especificações e aponta que ele deve ter um preço acessível com uma performance bem superior quando comparado ao PlayStation 5.

PlayStation 6 tem novas especificações vazadas

No YouTube, Moore’s Law is Dead voltou a publicar um vídeo para comentar sobre o modelo principal do PlayStation 6. Segundo ele, a APU do console é fabricada com litografia de 3nm da TSMC, com um tamanho de die de 280mm², e um TDP de até 160 W.

Algo interessante a ser notado é que, caso esse TDP esteja certo, o novo videogame da Sony deve ter um consumo energético bem inferior ao do PS5 Pro, que tem um TDP entre 200 W e 240 W.

A APU do PlayStation 6 deve ter 54 Compute Units RDNA5, mas 2 devem ficar desativadas por razões técnicas. Além disso ela deve trazer 8 Zen 6c Cores (1 desativado) e 2 Zen 6 LP Cores, que devem ser dedicados para processos relacionados ao sistema do videogame.

O chip ainda deve usar memória GDDR7 com velocidade de 32 GBps em um barramento de 160 bits. Isso resulta em uma largura de banda de 640 GB, que seria bem superior ao da atual geração de consoles.

PlayStation 6 vs PlayStation 5 vs PCs

Antes de entrar nas comparações com hardwares de PC, Moore’s Law is Dead explica que a Sony não está tão focada no PlayStation 6 em aumentar drasticamente a sua performance de rasterização. Entretanto, ela deve melhorar a performance de Ray Tracing entre 5 e 10 vezes.

Dito tudo isso, Moore’s Law is Dead estima que a GPU do PlayStation, em rasterização, possa ser comparada a RTX 5080 ou RX 9070. Assim, ele acredita que o videogame não deverá ter trabalho para rodar jogos AAA na resolução 4K e com 60 FPS.

Mais um ponto que reforça essa performance é que os benchmarks atuais não usam o FSR ou DLSS. E o PlayStation 6 deve usar o FSR 4, FSR 5 ou PSSR2 em um modo de alta fidelidade para atingir a resolução 4K com 60 FPS.

Para finalizar sua explicação, Moore’s Law is Dead dá um exemplo simples que um jogo sem Ray Tracing não deve ter uma performance tão boa quanto uma RTX 5080, mas que com Ray Tracing ou até Path Tracing sua performance seria equivalente a uma RTX 5090.

O que mais esperar do PlayStation 6?

Além das especificações abordadas anteriormente, Moore’s Law is Dead acredita que a Sony optará por colocar no PlayStation 6 30 GB ou 40 GB de memória RAM. A decisão pode estar atribuída aos custos que ela terá para fabricar o console.

A GPU do PlayStation 6 deve ter entre 52 e 54 Compute Units RDNA 5 rodando entre 2,6 e 3 GHz com 10 MB de cache L2, o que deve resultar em uma potência de 34 a 40 TFLOPS. A sua arquitetura é dividida 27 blocos paralelos de processamento, otimizados para Ray Tracing e gráficos.

PlayStation 6 - especificações

Imagem: Moore’s Law is Dead

Em comparação ao PlayStation 5, o console deve ter uma performance de rasterização 2,5 a 3 vezes maior. E em Ray Tracing, a performance pode ser entre 6 e 12 vezes superior.

Como Moore’s Law is Dead já havia abordado antes, o PlayStation 6 deve ser retrocompatível com os jogos do PlayStation 4 e PlayStation 5. Os títulos lançados para o PlayStation 3 não devem ter uma retrocompatibilidade nativa.

Em comparação com a concorrência, Moore’s Law is Dead estima que o próximo Xbox pode ser 25% mais poderoso que o PlayStation 6. Mas na prática, essa diferença pode ser menos perceptível ao depender dos desenvolvedores de jogos.

Preço do PlayStation 6

Assim como já havia apontado em outros vídeos, Moore’s Law is Dead acredita que a Sony não deve lançar o PlayStation 6 mais caro do que o PlayStation Pro. Um dos motivos para ele acreditar em um preço competitivo está no fato da APU Die para o novo console não ser tão mais cara.

PlayStation 6 - especulação do preço

Imagem: Moore’s Law is Dead

Ele acredita que o console deve sair custando entre US$ 549 e US$ 649. A sua fase de fabricação deve começar no meio de 2027, enquanto o seu lançamento estaria previsto para o outono americano de 2027, ou seja, entre o fim de setembro e fim de novembro.

Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/

Via: Wccftech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júnior
Júnior
3 horas atrás

Cara, o ps5 pró é melhor que uma 4090, então com certeza o ps6 será melhor que uma 5090. 8k 120fps será uma realidade.