Games

Dock do Switch 2 tem suporte para VRR (o console apenas não usa)

Muitos jogadores estão confusos do porquê o Switch 2 não ter VRR no modo dock, mas, pelo jeito, não é culpa do próprio dock

12.07.2025 às 15:00

Desde que o Switch 2 foi lançado, muitos jogadores ficaram confusos com um recurso existente, mas que não funciona sempre: o VRR, ou a taxa de atualização variável de tela. Embora a funcionalidade esteja presente no modo portátil, ela não funciona no modo dock. Por quê?

Aparentemente, ao menos não é culpa do próprio dock, ou seja, do próprio hardware. Ou, em outras palavras, o problema pode residir no próprio software ou sistema do Nintendo Switch 2.

Switch 2 review

Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games

Afinal, o dock do Switch 2 tem suporte a VRR?

Se você não está familiarizado com o termo, VRR significa que o seu console ou PC conseguem sincronizar a taxa de quadros do jogo com a taxa de atualização do seu monitor ou TV, tornando as quedas de frames (ou framerate variável) em uma experiência muito mais fluida, sem a sensação de engasgos ou screen tearing.

E, felizmente, o Switch 2 possui a tecnologia! Mas… somente no modo portátil, levando muitos a acreditarem que, por algum motivo, o dock ou algum componente físico limitava o recurso em TVs ou monitores. Entretanto, Sean Hollister, do The Verge, confirmou que esse não é o caso.

PSA: Switch 2 Dock supports VRR and HDR on Steam Deck
byu/DynaMach inSteamDeck

Ao plugar seu Steam Deck no dock da Nintendo (através de um cabo USB-C macho com USB-C fêmea), a opção de VRR é habilitada. Isso também é replicado para outros portáteis, como Lenovo Legion Go S e ROG Ally, tanto em nível de sistema (de aparecer a opção) quanto em ferramentas de teste de VRR.

Switch 2 review

Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games

Ou seja: o dock do Switch 2 tem todas as tecnologias e componentes necessários para que o VRR funcione em telas externas. E por que ele não funciona? Aí está o X da questão: ninguém sabe. Certamente é algo de software ou sistema da própria Nintendo, mas isso ainda não explica o porquê de o recurso estar desabilitado.

Nintendo Switch 2

Imagem: Nintendo

Ao menos, essas são boas notícias. Afinal, com a validação de que o dock do Switch 2 tem o recurso habilitado, isso implica que tudo dependerá de uma atualização futura – que não sabemos quando, nem se, vai chegar.

Fonte: via Nintendo Life

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários