
Imagem: Sony
PS5 Pro deve ganhar FSR 4 da AMD ainda em 2026
Mark Cerny, da Sony, ajudou a co-desenvolver a tecnologia (que chegará ao PS5 Pro) e auxilia no desenvolvimento do RDNA 5
Embora a AMD tenha revelado que vai manter sua parceria com o Xbox, parece que a relação de longa data com a sony também continua. E, pelo jeito, parte desses esforços conjuntos vai resultar no PS5 Pro recebendo o FSR 4, tecnologia de upscaling de imagem e geração de frames, ainda em 2026.

Imagem: Sony
PS5 Pro deve ganhar FSR 4 no ano que vem
Nesta semana, vimos Mark Cerny, engenheiro do PlayStation, comentando sobre a longa parceria que a companhia tem com a AMD. Segundo Cerny, o Project Amethyst está em andamento, que une forças da Sony e a AMD para desenvolver múltiplos produtos juntos.
Um deles é a criação da arquitetura RDNA 5 (nome que sequer é definitivo), que deve ajudar não somente a Sony no futuro, mas também usuários de PC e até o Xbox. E outro produto é o FSR 4, nova versão do upscaler de imagem da AMD com geração de frames que, dessa vez, utiliza hardware dedicado e IA em sua composição (até o FSR 3, a solução era via software, diferente da NVIDIA).

Imagem: AMD
Segundo Cerny, os frutos dessa parceria devem chegar ainda nesta geração. Bom, ao menos se você tiver um PS5 Pro. Nas palavras do engenheiro da Sony, o FSR 4 deve estar disponível em sua versão completa (e não alguma versão capada) para desenvolvedores em 2026.
Como o FSR 4 utiliza IA e requer arquitetura/hardware dedicado para funcionar, somente o PS5 Pro deve se beneficiar da nova tecnologia, já que tem uma GPU com arquitetura mais avançada que o PS5 convencional.

Imagem: Sony
Com a tecnologia chegando para desenvolvedores em 2026, devemos ver os primeiros jogos utilizando o recurso em breve, algo que vai melhorar a qualidade de imagem no console premium da Sony e, potencialmente, até mesmo implementar a geração de frames nos consoles.
Fonte: via WCCFTech
Comentários