
Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Review: Razer Viper V3 Pro é leve e preciso
O Razer Viper V3 Pro é um mouse excelente para os jogadores de FPS e MOBA com algumas funções e características interessantes
A Razer é uma das marcas mais tradicionais de periféricos para PC com itens que ajudam o jogador a explorar o seu potencial. Já o Razer Viper V3 Pro é um dos seus mouses gamers de destaque com a promessa de aliar conforto e precisão.
O Flow Games recebeu uma unidade do Razer Viper V3 Pro para review e, após jogar muito e usá-lo no dia a dia, conta o que achou dele. Confira!
Design e acabamento
Para a parte de design, o Razer Viper V3 Pro mudou bastante em comparação ao seu antecessor e está com um acabamento um pouco menos futurista sem aquela entrada no meio do seu corpo que o deixava “quase dividido”. Essa mudança, pessoalmente, eu acho positiva e dá mais conforto para a palma da mão.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Um dos pontos de maior destaque deste mouse está em seu peso, que é de somente 54 g. Já na sua parte inferior, outro ponto que agrada está nos seus pés de mouse, do tipo 100% PTFE, maiores, que ajudam na hora de deslizá-lo no mousepad.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
O Razer Viper V3 Pro conta com apenas 4 botões, ao não contar a sua barra de rolagem. Os botões extras são os clássicos nas laterais e com um bom tamanho, que garantem um aperto fácil com o polegar.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Além destes botões que podem ser configurados para serem utilizados em qualquer jogo, na parte inferior do mouse está um botão que serve tanto para ligá-lo ou desligá-lo quanto para alterar o seu DPI.
Sendo um mouse do tipo sem fio, Razer Viper V3 Pro vem com uma pequena peça para conectá-lo ao PC com um LED para indicar sua atividade. O cabo para carregar a bateria do mouse é do tipo trançado e grande, mas admito que gostaria que ele fosse mais maleável, algo que ele não ficou mesmo após semanas de uso.
Pegada e usabilidade
O Razer Viper V3 Pro tem 63,9 x 127,1 x 39,9 mm (largura, comprimento e altura) sendo bem compacto com suas 54 g, mencionadas anteriormente. O mouse encaixou bem em minha mão, mas admito que ele pode não ser o ideal para pessoas com mãos maiores.
Ao utilizar uma pegada Palm Grip, em questão de minutos eu já havia me acostumado com Razer Viper V3 Pro. O único ponto que me desagradou, entretanto, é o fato da sua saliência no lado esquerdo ser bem pequena, o que me causou um pouco de desconforto no polegar após muitas horas de uso.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Pessoas com outros tipos de pegada, como a Claw, também não devem sentir dificuldade para usar esse mouse. Já os seus cliques, que usam switches Gen-3, são bem silenciosos e não precisam de muito esforço ou pressão para serem realizados, algo positivo a ser ressaltado.
Já o seu sensor óptico Razer Focus Pro 35K de segunda geração não decepcionou ao se demonstrar bem preciso tanto em mobas quanto em jogos de outros gêneros, sendo que o utilizei mais com 1300 DPI. Esse mouse, vale notar, permite ser usado com até 35 mil DPI e taxa de atualização de até 8.000 Hz.
Para a parte de autonomia, o Razer Viper V3 Pro me impressionou positivamente. Enquanto a marca diz que sua autonomia é de 95 horas com sua taxa de atualização 1.000 Hz, eu consegui usá-lo sem carregar por aproximadamente 96 horas.
Apesar desse ponto positivo, durante os meus testes, eu notei que as vezes o mouse demorou um pouco mais para voltar a responder depois de ficar muito tempo parado. Aqui, claro, a Razer implementa uma tecnologia que o deixa em stand-by, mas esse ponto não chega a incomodar muito.
Software
Todas as configurações do Razer Viper V3 Pro são realizadas no Windows através do Razer Synpase. O aplicativo é bem-organizado e todas as funções são bem explicadas em relação ao que fazem, mesmo quando fogem do básico que vemos em outros mouses.
Na tela principal do aplicativo, além de conferir a bateria, é possível trocar as funções do botão do mouse e o que seu indicador em LED exibirá de informação.
Na parte de desempenho, a Razer também traz opções bem completas. Além de permitir mudar o DPI, é possível alterar a taxa de polling e de sondagem no jogo, algo mais útil para quando os títulos são executados em tela cheia. Honestamente, eu admito que não senti muitas diferenças entre essas duas funções.

Imagem: reprodução
Outras partes do Razer Synapse permitem fazer a calibração do Razer Viper V3 Pro, algo que não senti necessidade de realizar durantes meus testes e configurar como ele pode economizar energia.
Por último, em “Avançado”, é possível tornar a sensibilidade do mouse dinâmica e ajusta o ângulo de leitura do seu sensor, algo útil para quem joga com o periférico em posições não usuais.
Preço e disponibilidade
Lançado em abril de 2024, o Razer Viper V3 Pro é encontrado no Brasil com lojas que fazem sua importação e preços que vão a partir de R$ 1.150,00.
Razer Viper V3 Pro vale a pena?
O Razer Viper V3 Pro é uma ótima opção para quem gosta de mouses leves e que precisam de um tempo de resposta excelente. Devido ao fato de possuir, basicamente, apenas os botões tradicionais, ele deve atender mais aos jogadores de FPS e MOBA.
Um ponto que alguns jogadores podem não gostar está no fato do mouse ter um visual mais tradicional e sem qualquer RGB, tirando o indicador LED. Já o único contra que realmente me pegou na prática foi a falta de um apoio ou saliência lateral para o dedo polegar.
O fato de o Razer Viper V3 Pro não estar oficialmente no Brasil também o torna um pouco caro, mas é fato que esse mouse é excelente e recomendado para qualquer jogador.

Razer Viper V3 Pro é leve e preciso
O Razer Viper V3 Pro é uma opção excelente para jogadores que gostam de mouses leves
Prós
- Mouse muito leve
- Pés 100% PTFE permitem um deslize fácil
- Switch da Razer permite cliques macios
Contras
- Acabamento é um pouco simples
- Faltou parte para deixar o polegar descansar
Comentários