7 jogos incríveis com protagonistas femininas
Confira nossa lista com 7 nomes incríveis em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
ada vez mais as mulheres estão conseguindo, mesmo que aos poucos, ocupar um lugar de destaque perante diversas lutas que tiveram que batalhar. E nos games, um mundo que podemos chamar de “dominado por homens”, ainda não há tanto espaço para elas, seja pelo rótulo de “donzelas indefesas” ou outros. Mas as barreiras estão se quebrando com vários jogos incríveis, nos quais elas são o centro das atenções.
Numa data especial como essa, não poderíamos deixar isso passar em branco, portanto, nós do Flow Games, como forma de lembrar ao mundo da importância das mulheres neste Dia Internacional da Mulher, fizemos uma lista com 7 jogos imperdíveis com protagonistas femininas. Chega de blá blá blá e vamos lá!
7 jogos com protagonistas femininas
1) Aloy em Horizon Zero Dawn e Forbidden West
Começando no topo da lista temos Aloy em Horizon Zero Dawn e Forbidden West, a ruivinha com todo seu poder e garra, que nos apresentou uma personagem exilada da própria tribo e em busca de respostas sobre si mesma e sobre o que aconteceu com o mundo. Ambientados em uma versão futurística da Terra, dominada por máquinas em forma de animais, tanto Horizon Zero Dawn quanto Forbidden West estão disponíveis para PS4 e PS5.
2) Ellie em The Last of Us
Ellie é uma das muitas personagens marcantes da Naughty Dog. Com sua primeira aparição em The Last of Us, em 2013, a garota ganhou participação cada vez mais marcante e relevante para a história do jogo. Ellie é uma jovem que vivia num mundo pós-pandêmico como a única pessoa imune à infecção que havia devastado a humanidade. The Last of Us Part I e II estão disponíveis para PS4, PS5 e em breve para PC.
3) Chloe Frazer e Nadine Ross em Uncharted: The Lost Legacy
A franquia Uncharted é repleta de personagens femininas marcantes, mas foi em Lost Legacy, lançado em 2017, que Chloe e Nadine tiveram seu momento de destaque e mostraram a que vieram. Chloe é a personagem jogável do game, junto com Nadine, uma das vilãs em A Thief ‘s End. Essa edição é uma expansão parecida com uma DLC, mas que não requer o jogo base para ser jogada. O objetivo é preencher espaços que foram deixados pelo jogo anterior. Uncharted: The Lost Legacy está disponível para PS4, PS5 e PC.
4) Jill Valentine em Resident Evil
Não poderia deixar de citar Jill Valentine, afinal, ela é uma das personagens mais emblemáticas dos jogos. Jill surgiu como uma das agentes do grupo especial S.T.A.R.S., uma unidade da polícia de Raccoon City. Ela estreou na franquia ao lado de Chris Redfield, no primeiro jogo, lançado em 1996. Tudo começa quando encontram uma mansão no meio da mata, onde localizam, no subsolo, um laboratório que servia de fachada para que a Umbrella Inc., empresa farmacêutica, pudesse fazer pesquisas e criações ilegais envolvendo armas biológicas. A partir daí, a história fica cada vez melhor. A personagem teve participação em Resident Evil 3 e retorna em Resident Evil 5 por boa parte da história, além de Revelations e outras participações ao longo da franquia. Resident Evil 3 Remake está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
5) Lara Croft em Tomb Raider
Sobre a Lara podemos dizer que é a principal referência e representante para todas as outras personagens femininas que listamos até agora. Isso porque Lara Croft surgiu em 1996 com o primeiro jogo lançado para PlayStation 1, PC e Sega Saturn. A personagem foi retratada como uma exploradora de personalidade forte, além de ter sido extremamente sexualizada devido às roupas curtas, em seu início de carreira nos games. Felizmente, com o passar dos anos, o jogo trouxe mais carisma e personalidade à personagem, deixando-a mais madura. A revolução na franquia ocorreu em 2013, com o reboot Tomb Raider. Trazendo uma nova história e inédita perspectiva de origem da heroína nos jogos, o sucesso rendeu ainda mais duas edições: Rise of The Tomb Raider, em 2015, e Shadow of The Tomb Raider, em 2018. Tomb Raider, o reboot, está disponível para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.
6) Max Caulfield em Life is Strange
Aclamado pela crítica, Life is Strange nos trouxe a história de Max Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre ser capaz de voltar no tempo ao salvar sua melhor amiga, Chloe Price. Na trama, as duas iniciam uma investigação sobre o desaparecimento misterioso de Rachel Amber. Com muitas reviravoltas e uma história cativante, o jogo acumulou mais de 1,2 milhão de jogadores em todo o mundo. Life is Strange está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.
7) Princesa Zelda em The Legend of Zelda
Para fechar com chave de ouro nossa maravilhosa lista, não poderíamos deixar de citar a princesa Zelda. Com sua primeira aparição mais icônica em Ocarina of Time, ela pode aparentar a imagem de uma princesa indefesa, porém, além de governar Hyrule, Zelda acompanha Link em várias aventuras. Ela não é mais a pobre princesa ou “donzela indefesa” a ser salva, mas sim uma mulher corajosa, pronta para lutar quando surgir a necessidade. The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um exemplo disso e está disponível para Nintendo Switch, com uma sequência, Tears of the Kingdom, planejada para 5 de maio de 2023 no console.
—
E aí, curtiu nossa lista? Quem mais vocês adicionariam? Conte-nos sua opinião na seção de comentários do Flow Games, logo abaixo!
Comentários
Essa lista deveria ser organizada ou por linha cronológica de lançamento de seus jogos ou por qual foi mais marcante em cada uma de suas épocas. Curiosidade você cita o ano de lançamento de Jill e Lara (Jill em março de 96 e Lara em outubro), mas não fala o dia e mês e quem ficaria no topo da lista seria Zelda em 86. Edit. 1: sem contar a princesa Peach em setembro de 85.