Assustador é pouco: 5 filmes de terror imperdíveis para a sexta-feira 13
Confira a seleção do Flow Games com filmes de terror assustadores para entrar no clima da sexta-feira 13
ão tem jeito: sempre que o dia 13 cai numa sexta, os astros se alinham e a data se torna ideal para uma boa noitada de cinema em casa. Por isso mesmo, o time do Flow Games separou 5 filmes de terror imperdíveis – e assustadores, é claro – para você curtir esta sexta-feira 13 em grande estilo. Só não vale fechar o olho, hein?
- Confira também: jogos de terror para jogar nesta sexta-feira 13!
Filme de terror na sexta-feira 13 é tradição
Marcada pelo sobrenatural, pelo suspense e pelo medo do desconhecido, a sexta-feira 13 não é só conhecida como o “dia do azar”, mas também como o momento certo para fazer umas pipocas, juntar uma galera e fazer aquela boa e velha maratona de produções aterrorizantes.
Ok, mas por que alguém escolheria passar medo por vontade própria? Basicamente porque assistir a filmes de terror é uma maneira controlada e mais segura de encarar nossos próprios medos e fobias no mundo real. Além disso, o sentimento também ajuda a liberar aquela dose extra de adrenalina e a relaxar do estresse do dia a dia.
Como se tudo isso não bastasse, os filmes de terror foram se diversificando constantemente ao longo das últimas décadas, trazendo desde obras sanguinolentas e com pouco foco no roteiro – aquelas para desligar o cérebro e curtir – até produções de altíssima qualidade, que apostam em drama, boas atuações e ótimo valor agregado.
Ou seja, não importa se você prefere filmes antigos ou novos, clássicos ou desconhecidos, a verdade é que existe um filme de terror para cada tipo de pessoa – até mesmo para quem não curte o gênero, acredite. Por isso mesmo, preparamos uma lista de filmes de terror feita sob medida para embalar esta sua sexta-feira 13. Então, bora sentir aquele frio na espinha.
5 filmes de terror para esta sexta-feira 13
Para preparar esta seleção no medo, juntamos nosso time e cada pessoa indicou um filme de terror marcante na sua vida. A boa notícia é que o pacote tem obras clássicas, longas que revolucionaram o gênero e até mesmo produções “cabeça” dentro do estilo. Se liga:
1) A Casa de Cera (2005)
Estrelado por Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray e Brian Van Holt, “A Casa de Cera” é o típico filme de terror adolescente para acompanhar com um belo balde de pipoca ao lado. A história não tem nada de revolucionária: um grupo de amigos resolve passar a noite numa cidade deserta, mas descobrem que ela não é tão deserta assim quando são perseguidos por assassinos e vão parar na titular casa de cera.
O que chama atenção aqui são os efeitos especiais e práticos usados ao longo da produção e as cenas nojentas que vão se intensificando ao longo da trama. Uma coisa é certa: você nunca vai ver museus de cera com os mesmos olhos depois deste filme.
- Onde assistir? “A Casa de Cera” está disponível no HBO Max.
2) Pânico (1996)
Dirigido por Wes Craven – o mesmo criador da franquia “A Hora do Pesadelo” –, “Pânico” é o primeiro filme da série que virou o do terror de cabeça para baixo ao utilizar dos próprios clichês do gênero para não só elaborar uma trama altamente engajadora para o público, mas também criticar a mesmice do setor.
Com nomes como Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette no elenco, o título conta a história de uma nova onda de assassinatos em uma pequena cidade dos EUA. Uma série de reviravoltas, cenas brutais e um assassino mascarado que parece seguir as regras dos filmes de terror garantem que você não desgrude da cadeira do começo ao fim.
- Onde assistir? “Pânico” está disponível no Paramount+ e no Globoplay.
3) Corra! (2017)
Filme de estreia do comediante Jordan Peele no mundo do terror, “Corra!” mistura um suspense tenso demais da conta com críticas sociais bastante atuais a respeito do racismo nos EUA. O longa-metragem foi sucesso de público e crítica, e, de quebra, levou um Oscar de Melhor Roteiro Original.
Na história, acompanhamos um jovem negro chamado Chris (Daniel Kaluuya), que finalmente resolve visitar a família de sua namorada branca. O que poderia só ser um encontro desconcertante, no entanto, logo se torna a descoberta de algo muito mais sombrio e maligno.
- Onde assistir? “Corra!” está disponível na Netflix, no Prime Video, Globoplay e Star+.
4) Midsommar (2019)
Assim como “Hereditário”, o projeto anterior de Ari Aster, “Midsommar” faz parte de uma nova onda de filmes de terror mais artísticos, que utilizam o gênero para contar histórias dramáticas, de luto e de aceitação. Mas não se deixe enganar pelo papo “cabeça”: este é um filme de terror tão assustador que te faz sentir medo mesmo se passando durante o dia.
Aqui, seguimos os passos de Dani (Florence Pugh), que sofre uma tragédia familiar terrível e acaba viajando com o namorado e os amigos dele para um festival antigo na Suécia. Os costumes locais, os rituais da vila e uma série de eventos macabros, no entanto, tornam a viagem bem menos tranquila do que se poderia imaginar. Tenso.
- Onde assistir? “Midsommar” está disponível no Globoplay.
5) Sexta-Feira 13: Parte 4 – O Capítulo Final
Ora, ora, é claro que não poderia faltar um filme da franquia “estrelada” por Jason Voorhees aqui nesta lista. E escolhemos aqui aquele que é considerado um dos melhores episódios da série: “Sexta-Feira 13: Parte 4 – O Capítulo Final“. Apesar do nome, a produção teve uma infinidade de sequências graças a seu sucesso inesperado – ah, Hollywood.
Com Kimberly Beck e Corey Feldman (sim, de “Goonies”), o filme segue a fórmula clássica de capítulos anteriores. Isto é, adolescentes cheios de hormônios tentando “namorar” no entorno de Crystal lake enquanto são perseguidos por um assassino mascarado implacável. O núcleo de personagens, no entanto, é mais diverso e fugimos ligeiramente do clichê da mocinha indefesa sobrevivendo no final de tudo. Diversão garantida!
- Onde assistir? “Sexta-Feira 13: Parte 4 – O Capítulo Final” está disponível na Pluto TV.
Não curte filmes de terror? Confira algumas dicas!
A gente sabe que nem todo mundo tem estômago para acompanhar as cenas assustadoras, tensas e muitas vezes sanguinolentas dos filmes de terror. Por isso, separamos algumas dicas para quem ainda não digere o gênero, mas gostaria de tentar.
- 1) Escolha filmes de terror menos assustadores: não se preocupe, você não é menos corajoso ou fã de cinema por conta disso. Comece com produções que te deixem menos tenso. Se não curte sangue, esqueça os slashers. Odeia fantasmas? Elimine as tramas sobrenaturais da lista. Com tantos filmes à disposição, você controla o que quer assistir.
- 2) Arranje uma companhia: sim, assistir a filmes de terror sozinho adiciona uma camada extra de tensão à sessão pipoca, mas está longe de ser uma regra. Ter um irmão, amigo ou peguete ao lado para acompanhar a brincadeira pode tornar a experiência bem menos assustadora – e consideravelmente mais divertida.
- 3) Não tenha medo do botão Pause: está ficando cada vez mais assustado ou o filme não para de intensificar as cenas de medo? Não tenha receio de pausar o vídeo, se acalmar e voltar quando estiver pronto – olhar filhotes de cães e gatos no celular nesse meio tempo é opcional.
- 4) Dê uma maneirada no áudio: outra dica importante para quem quer encarar filmes de terror sem sofrer um infarto é abaixar o som da TV ou do PC. Seja ao longo de todo o filme ou só nos trechos mais assustadores, um áudio mais suave ajuda demais a reduzir a tensão.
- 5) No final das contas, é só um filme: por mais imersivos e densos que os filmes de terror possam ser, eles são apenas obras de ficção. Lembre-se sempre que você não está sofrendo nenhum perigo real, só acompanhando uma história criada e filmada por alguém.
Comentários