10 jogos que rodam até em uma “torradeira” (PC modesto)
O Flow Games preparou uma lista com 10 jogos que rodam até mesmo em PCs mais antigos e sem placa de vídeo dedicada
Para rodar os jogos no PC, os jogadores sempre precisam estar de olho se o seu hardware atende aos requisitos. E, neste meio, existe muita gente com um computador mais simples ou sem tanto conhecimento que também quer curtir alguns jogos realmente bons.
Assim, pensando naqueles com computadores modestos, antigos, sem placa de vídeo dedicada ou mesmo com uma placa de vídeo desatualizada, elaboramos uma lista de 10 jogos (incluindo alguns bônus) que funcionam em praticamente qualquer PC. Veja a lista!
Importante
Para que alguns jogos da lista rodem em qualquer PC, o recomendado é executá-los em uma resolução mais baixa. Como parâmetro, em nossos testes, a maioria dos jogos rodou com uma taxa de quadros por segundo minimamente aceitável (30 ou mais FPS) na resolução 720p em um i5 de 9ª geração sem uma placa de vídeo dedicada.
10 jogos que rodam em qualquer PC modesto
Max Payne 3
O primeiro jogo de nossa lista é um clássico da Rockstar Games, lançado em 2012. Max Payne largou sua carreira antiga para trabalhar como um tipo de segurança de um pessoal rico e esquecer alguns problemas de seu passado.
O jogo que se passa em São Paulo destaca-se pela sua dublagem, que é rica em gírias e palavrões característicos da região.
Yakuza 0
Em Yakuza 0, o jogador testemunha o início da trajetória de Kazuma Kiryu na máfia japonesa. Um dos pontos altos do jogo é a sua ambientação, uma vez que as suas ruas são baseadas em locais reais de Kabukichō e Dōtonbori, sendo um verdadeiro deleite para os fãs da cultura japonesa.
A jogabilidade do jogo, mesmo após tantos anos, continua bem interessante para os padrões de hoje e é repleta de ação, podendo até mesmo ser comparada a um beat em’ up moderno.
Age of Empires II: Definitive Edition
O Age of Empires II foi lançado em 1999, mas aqui a nossa sugestão fica para jogar a versão Definitive Edition, de 2019. Com gráficos aprimorados e três novas campanhas, essa é a melhor forma de conhecer um dos jogos mais icônicos do gênero RTS.
O jogo apresenta uma campanha de quase 200 horas, sem contar as horas que podem ser desfrutadas em partidas online empolgantes.
Assassin’s Creed IV Black Flag
Assassin’s Creed IV Black Flag é ambientado em 1715, uma época em que piratas dominam o Caribe e estabelecem uma república sem leis. O jogador encarna Edward Kenway, um galês e membro da Ordem dos Assassinos que se tornou pirata, pronto para desafiar todos que cruzarem seu caminho.
Resident Evil 5
Cinco anos após os acontecimentos de Resident Evil 4, Chris Redfield passa a trabalhar para a BSAA e precisa impedir que uma arma bio-orgânica seja vendida no mercado negro. Para cumprir esta tarefa, ele terá a companhia de Sheva, sua nova parceira.
É interessante observar que o Resident Evil 5 pode ser visto como mais completo atualmente do que era anos atrás. Isso se deve ao fato de que, oito anos após seu lançamento, o jogo recebeu uma atualização que introduziu um modo cooperativo local.
Far Cry 3
No jogo Far Cry 3, o jogador se encontra perdido em uma ilha dominada por piratas após fugir de seu cativeiro. Diferentemente da típica busca por tesouros, esses piratas estão empenhados em comercializar seus prisioneiros como escravos.
O título pode até ter envelhecido um pouco pior que seus sucessores, mas ainda tem grandes destaques. Um destes, por exemplo, é o Vaas Montenegro, um dos vilões da história.
Sid Meier’s Civilization V
Um dos maiores clássicos dos jogos de estratégia por turnos, Civilization V, roda bem até em PCs mais antigos e com menos recursos. Os jogadores escolhem uma civilização e tomam decisões estratégicas para conduzi-la à prosperidade.
Apenas como um adendo, o Civilization VI não é um dos jogos mais pesados e até pode rodar em alguns computadores. Mas como em nossos testes notamos lentidões em alguns momentos da jogatina, a recomendação ficou mesmo para esta versão do jogo.
Tomb Raider (2013)
No reboot de uma das franquias mais icônicas do mundo dos jogos, os jogadores conhecem a origem de Lara Croft, que está em busca de desvendar os mistérios de uma ilha sombria.
Alan Wake
Quando sua esposa desaparece durante as férias, Alan Wake precisa investigar uma presença negra misteriosa que assola a pequena cidade Bright Falls.
O jogo, na época de seu lançamento, se destacou bastante por conta das adversidades enfrentadas e reviravoltas, que deixam a sua história verdadeiramente emocionante.
Mafia 2 (Classic)
Ambientado entre os anos de 1945 e 1951, o Mafia 2 mostra a história de três famílias italianas lutando para ter o controle total do crime organizado de uma região.
O protagonista do jogo é Vito Scaletta, um rapaz que evitou a prisão após um assalto mal-sucedido ao servir o exército e que precisa voltar ao crime para pagar a dívida de seu pai.
Jogos bônus
Na lista acima, você conferiu alguns jogos mais antigos, mas que ainda são bons e considerados verdadeiros clássicos. Além deles, claro, títulos indie são uma boa pedida para PCs menos potentes. Veja alguns:
- Tunic
- Stardew Valley
- Ruined King: A League of Legends Story
- Parkitect
- Hades
- Huntdown
- Pizza Tower
- Ion Fury
- Retro City Rampage DX
E aí, leitor. Gostou das sugestões de jogos? Colocaria outro título na lista? O que você joga em seu PC modesto? Participe ao deixar seu comentário!
Comentários
Um dos jogos q com certeza vai rodar em qualquer notebook atual é a franquia GTA, dos mais antigos até o San Andreas, tenho ele no meu Aspire 5 e ainda enchi ele de mods gráficos, e os fos quase fica nos 60, mas eu prefiro deixar limitado nos 45, pra ter um despenho estável
Zerei o Farcry 3 e o Tomb Raider 2013 a menos de 30fps e resolução abaixo dos 480p num i3 de segunda geração, foi uma ótima experiência mesmo assim
Max payne 3 não roda em qualquer PC não os antigos ss masco 3 nq