10 jogos com os gráficos mais realistas e insanos da atualidade
Realismo nos gráficos de jogos não é tudo, mas às vezes tudo que a gente procura é aquele jogo impressionante que parece realidade! Confira
ntrar na nova geração ou trocar a placa de vídeo do computador sempre vem seguido da pergunta: “quais são os jogos mais pesados, bonitos e realistas que eu posso jogar agora?”. E não é para menos, afinal: tem coisa melhor do que ver os games mais insanos graficamente na sua frente?
Se você está à procura de títulos ambiciosos tecnicamente e que demonstram todo o poder de fogo do seu console ou PC, chegou no lugar certo.
10 jogos com gráficos realistas
Sem dúvidas, um jogo ser realista não implica ele ser bonito: afinal, direção de arte pode importar muito mais do que apenas realismo na tela. Entretanto, os games abaixo mesclam um pouco dos dois e você pode aproveitar de qualquer maneira.
Ficou curioso? Veja a lista que o Flow Games separou!
1 – Cyberpunk 2077
Atualmente, difícil achar um jogo tão ambicioso e competente graficamente quanto Cyberpunk 2077. Apesar de termos alguns títulos talvez ainda mais realistas na lista, o game da CD Projekt Red leva pela escala: afinal, é um mundo aberto bem grande.
Nos consoles ele já é bem bonito e impressionante, mas no PC a experiência é levada para o próximo nível, com uso de path tracing e uma iluminação insana (então é bom ter uma RTX 40 para usar o DLSS 3 e conseguir rodar bem). E, se isso tudo não é suficiente, os mods levam os gráficos para um patamar ainda mais realista.
2 – Microsoft Flight Simulator
Por um tempo, Microsoft Flight Simulator foi um dos jogos mais pesados para rodar no PC. Afinal, se tem um game que se encaixa em “gráficos realistas”, certamente é esse, já que a ideia é, literalmente, representar o mundo inteiro com viagens de avião.
A qualidade visual das aeronaves é de altíssima qualidade e representam tudo da maneira mais próxima possível dos modelos de verdade, mas a cereja do bolo fica com a reconstrução de algumas cidades, como Nova York, Paris e mais, e no uso de mapas de satélite para recriar o globo.
Os cenários podem não ser tão incríveis quanto o resto, já que um olhar próximo revela que tudo harmoniza bem à distância, mas ainda é uma experiência muito impressionante.
3 – The Last of Us Part 2
Apesar de The Last of Us Part 2 não fazer uso de tecnologias de ponta, como ray tracing, path tracing e iluminação global em tempo real, ele é a prova de que cenários bem confeccionados podem ser igualmente surpreendentes com cenas extremamente realistas.
Sem dúvidas, o jogo é um dos mais bonitos do PS4, sem nem mesmo precisar da remasterização para PS5, e segura o posto de beleza ainda hoje, 4 anos depois. Claro, não há elementos dinâmicos em cena e luzes tão interativas, mas ainda é um colírio aos olhos.
4 – Red Dead Redemption 2
Até GTA 6 lançar, não há discussão: Red Dead Redemption 2 é o “magnum opus” da Rockstar e, mesmo incríveis seis anos após seu lançamento, o jogo mantém o status de gráficos absurdamente realistas em conjunto com um dos mundos mais interativos e cheios de detalhes possível.
Até hoje, especialmente no PC com resoluções maiores, o mundo aberto de faroeste da Rockstar se destaca frente aos concorrentes (mesmo os mais modernos) e, provavelmente, vai se tornar uma obra atemporal.
5 – A Plague Tale Requiem
Seguindo a linha de jogos narrativos com gráficos impressionantes, A Plague Tale Requiem é outro que se beneficia de ter cenários e ambientes feitos à mão, sem depender de dinamismo de luz e ciclos de dia e noite, criando cenários belíssimos e que adicionam bastante à campanha.
Apesar de não ter um orçamento gigante igual aos demais games da lista, o segundo título da série não faz feio e exibe gráficos de ponta.
6 – Alan Wake 2
Ao lado de Cyberpunk 2077, Alan Wake 2 também pode desfilar por aí com o selo de um dos jogos mais incríveis tecnicamente que existem até o momento de publicação desse texto. No PC, jogadores podem ultrapassar limites e aproveitar a tecnologia de path tracing, que eleva o nível de iluminação da apresentação até a estratosfera.
Em uma campanha que depende tanto de ambientação, ter materiais e iluminação tão realistas quanto a que vemos aqui é um extra gigantesco. Sem dúvidas, trata-se de o jogo mais realista de nossa lista – e que ainda não deixa a desejar na direção de arte.
7 – Horizon Forbidden West
A Guerrilla Games vem há um tempo se tornando uma das desenvolvedoras de maior calibre dentro da Sony, junto com o Decima Engine, motor gráfico da própria dev. E se tem um jogo que faz uso extremo de tudo que a engine tem a oferecer, certamente é Horizon Forbidden West.
Apesar de não ter tecnologias avançadas, como ray tracing, a tecnologia proprietária e a excelente direção de arte da sequência de Horizon traz cenas memoráveis – e, diferente de The Last of Us, temos um dinamismo maior aqui, com luzes mais interativas e ciclo de dia e noite.
8 – Dying Light 2
Talvez Dying Light 2 seja um título que passe despercebido para muita gente quando o assunto é “jogo realista”, mas ele ainda mantém o posto com folga na lista. Como foi um game crossgen, saindo também para o PS4 e Xbox One, muitos jogadores possivelmente nunca viram a jogatina no máximo do PC.
Assim como outros jogos da lista, caso você rode Dying Light 2 com tudo no Ultra e com ray tracing em hardwares mais parrudos, você terá um mundo aberto extremamente impressionante, com luzes bastante dinâmicas, texturas insanas e visuais que beiram o fotorrealismo.
9 – Portal with RTX
Essa entrada da nossa seleção é um pouco… trapaça. Mas ela é o que é. Portal nunca foi um jogo ambicioso graficamente e mostra sinais da idade (afinal, ele saiu em 2007 e ainda na Source Engine), mas em 2022 ele ganhou uma versão atualizada com apoio da NVIDIA para mostrar todo o poder de fogo das placas RTX 40.
Como parte do teste da ferramenta RTX Remix, Portal with RTX acabou se tornando um playground de testes da companhia, que implementou path tracing completo, refez quase todos os modelos do game, implementou o DLSS 3.5 e utilizou todas as tecnologias de ponta. Sem dúvidas, essa versão se aproxima do fotorrealismo.
10 – Death Stranding
Apesar de não ser um jogo frequentemente citado quando lembramos de gráficos realistas, é inegável que Death Stranding é outra força a ser reconhecida com o uso da Decima Engine, a mesma por trás de Horizon Forbidden West (apesar de ser em uma versão mais datada).
Hideo Kojima focou no realismo e entrega a promessa, trazendo excelente renderização facial para todos os atores e, surpreendentemente, também segura as pontas muito bem em cenários naturais (basta dar zoom na vegetação, colinas e rios para ver gráficos de ponta).
Bônus: Assetto Corsa
Esse aqui entrou como bônus porque, de fato, seria trapacear colocá-lo na lista principal. Assetto Corsa é um jogo de 2014 e, atualmente, temos jogos de corrida muito superiores no quesito gráfico. Entretanto, usuários de PC discordariam, pois há alguns anos o game vem recebendo mods simplesmente insanos.
Com você pode ver nos vídeos abaixo, algumas modificações transformam completamente a experiência e, em alguns casos, até parece ser uma filmagem real de corridas de rua. Porém, como citado, os visuais realistas dessa maneira só existem com mods.
Comentários
Kkkkos cara so bota na maioria jogo exclusivo do ps…. como me esquecem os 2 forza pqp
Eu não acho o cyberpunk mais bonito que the last of us não
tao errado quanto meus sonhos kkkkk
só acho que rdr2 deveria estar em primeiro