Games

10 melhores jogos de city building e gerenciamento de recursos

Com Manor Lords chegando, que tal relembrar de alguns jogos de city building e muito gerenciamento de recursos? Veja!

27.04.2024 às 17:00

Aparentemente, há um gênero que vem criando órfãos recentemente: jogos de construção de cidades (city building) e gerenciamento de recursos, algo que já esteve em seu ápice durante os anos 90 com títulos como SimCity e outros. Agora, com Manor Lords, parece que o interesse voltou a ficar em alta.

Apesar de Manor Lords estar sendo elogiado pelos fãs e crítica, vale lembrar que ainda se trata de um jogo em acesso antecipado e muitos recursos ainda não estão disponíveis. Se você ficou interessado, o Flow Games te ajuda indicando outros títulos do gênero! Vem com a gente.

Manor Lords

Imagem: GOG

Os 10 melhores jogos de construção de cidades

Antes de mais nada, o intuito dessa lista foi separar jogos de construção de cidades e gerenciamento de recursos como as principais mecânicas. Por mais que Age of Empires, por exemplo, tenha muito desses fatores, o seu principal foco ainda reside na batalha contra outras civilizações, não em um gameplay mais “relaxante”.

Portanto, abaixo você confere 10 games focados em montar o seu assentamento e resolver desafios populacionais e de infraestrutura (na maior parte do tempo, ao menos).

1 – Banished

Quando o assunto é gerenciamento de recursos de city building, Banished reside entre os mais recomendados pelos fãs do gênero. Mas por que a preferência tão grande neste título de 2014 segue tão em alta? Podemos começar pelo tema medieval, que não era tão comum na época.

Além disso, basicamente Banished é um jogo desafiador e que requer muita atenção aos recursos disponíveis. O game oferece uma liberdade bem grande, com a opção de construir qualquer estrutura, desde que haja materiais suficientes, e atribuir a população para qualquer trabalho. Outro cuidado a ser tomado é para que a população não morra de fome ou pelo frio.

Banished

Imagem: Steam

2 – Anno 1800

Se você procura por algo um “pouco mais moderno”, Anno 1800 é um jogo meio esquecido da Ubisoft e famoso somente em seu próprio nicho. Como o próprio nome diz, você deve gerenciar uma população vivendo na virada do século XVIII para XIX, construindo infraestruturas melhores e se aventurando por novas terras.

Com opções de campanha, sandbox e até modos competitivos, o foco aqui é explorar tecnologias inéditas na Revolução Industrial, trazendo muitos desafios para amantes do gênero.

Anno 1800

Imagem: Steam

3 – SimCity 4

Apesar de SimCity, o reboot de 2013, ser o game mais moderno da franquia, não é segredo para muitos que ele foi muito criticado no lançamento e, mesmo após correções, deixa a desejar em muitas mecânicas, inclusive o tamanho das cidades e a falta de opções.

Por conta disso, SimCity 4 seria o ápice de toda a franquia, oferecendo uma jogabilidade e gráficos um pouco mais retrô – além de ser a primeira recomendação de era moderna da lista. Além disso, a sua DLC revolucionou como o trânsito da cidade precisa ser gerenciado.

SimCity 4

Imagem: Rock Paper Shotgun

4 – Cities Skylines

Após a decepção de SimCity, Cities Skylines ocupou o vácuo deixado pela franquia da EA Games, se tornando um dos jogos mais celebrados do gênero de construção de cidades. E não é para menos, pois há muitas mecânicas em harmonia e alguns jogadores vão até além, colocando teorias de urbanismo em prática – e dando certo!

Cities Skylines

Imagem: Steam

Cities Skylines traz diversos sistemas para gerenciamento de esgoto, água, segurança pública, trânsito e muito mais. Os DLCs adicionaram muita coisa ainda mais legal, mas, como você deve imaginar, o pacote pode sair caro.

O segundo jogo da série incorpora muitos desses elementos sem cobrar nada (e até alguns inéditos, como taxa de moradia em rua, edifícios diferentes e desastres naturais), mas em seu estado atual fica difícil de recomendá-lo: a não ser que você tenha um PC bem poderoso e esteja disposto a passar por muitos bugs, é melhor evitar por ora.

Cities Skylines 2

Imagem: Paradox Interactive

5 – Farthest Frontier

Assim como Manor Lords, Farthest Frontier também é um jogo com temática mais medieval que mistura um pouco de combate e, curiosamente, também está em acesso antecipado (mas ele foi lançado em 2022, então houve adições desde então).

A parte interessante é que este jogo pode ser bastante customizado, oferecendo mapas procedurais (que impactam no seu tipo de economia), uma vida mais realista dos cidadãos e até algumas mecânicas únicas, como doenças que assolam a população, comércio e interação ambiental mais detalhada – além de batalhas, é claro!

Farthest Frontier

Imagem: Steam

6 – Frostpunk

Variando um pouco da temática medieval e moderna, Frostpunk é um jogo de gerenciamento de recursos que tenta trazer escolhas morais e alguns desafios diferentes. Em vez de apenas gerenciar uma cidade, você deve fazer isso em um futuro pós-apocalíptico assolado pelo frio extremo.

A comida está sempre em falta, a energia nunca é suficiente para todos e frequentemente você deve optar por resolver atritos da população, seja se tornando autoritário ou mais humano (mas cada escolha tem opções bem negativas e pouco positivas).

Frostpunk

Imagem: Steam

7 – Workers & Resources: Soviet Republic

Vamos voltar à modernidade, mas também com um tempero diferente? Workers & Resources: Soviet Republic pode parecer só mais uma alternativa a Cities Skylines, mas, na verdade, há bastante diferenças embaixo do capô. Por se ser ambientado na União Soviética, você deve colocar na conta também a propaganda do regime comunista.

Além de construir infraestrutura, meios de transporte e mais, é preciso divulgar as conquistas à população e tentar elevar a lealdade à nação. Entretanto, abrir o comércio para o exterior pode trazer benefícios também, mas não sem trair alguns dos princípios do país. Achar o equilíbrio é o seu papel.

Workers & Resources: Soviet Republic

Imagem: Steam

8 – Tropico 6

A franquia Tropico tem alguns elementos diferenciados que a tornam única no gênero de construção de cidades. Além de representar outras décadas do século XXI, você assume o papel de um ditador em uma ilha tropical: para todos os efeitos, você pode mandar e desmandar como quiser, criando mais liberdade (para você, claro) e situações bem peculiares.

Além de oferecer uma ambientação bem diferentona, Tropico 6 também aposta bastante no humor ácido, oferecendo algumas tomadas de decisões absurdas. Há preferências entre os games, mas pode ir sem muito medo entre o 3 ao 6.

Tropico 6

Imagem: Steam

9 – Pharaoh: A New Era

Se você busca um jogo de gerenciamento de recursos e construção de cidades histórico, mas está cansado da temática medieval, Pharaoh: A New Era pode ser uma excelente pedida! A versão que recomendamos é essa, remasterizada, já que se trata de um título de 1999.

Como você deve imaginar pelo nome, a ambientação é no Egito Antigo, então construir pirâmides, monumentos e lidar com a religião são fatores com um peso maior aqui – além disso, você pode aproveitar um clima mais retrô também.

Pharaoh A New Era

Imagem: Steam

10 – Planetbase

Encerrando a lista, aqui vai mais um jogo diferentão para quem busca algo além do estilo medieval ou moderno: em Planetbase, você deve construir colônias e gerenciar recursos… mas em planetas remotos.

Aqui, você lida com um grupo de colonos que precisa terraformar outro planeta enquanto coleta recursos, lida com desastres naturais e tenta alcançar um objetivo comum: criar uma base que seja autossustentável.

Planetbase

Imagem: Steam

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Dominici
Dominici
8 meses atrás

Senti falta de alguma coisa da franquia Caesar. O caesar 3 é ótimo e as mecânicas evoluem até um jogo chamado Zeus que é sensacional até hoje.